Resumo |
Este trabalho teve como objetivo investigar o escoamento em bocais convergente-divergente, cuja garganta dos mesmos é menor que a da seção de testes, para aplicações em túnel de vento didático subsônico. A aerodinâmica, uma área importante da mecânica dos fluidos, é responsável por estudar o comportamento e forças atuantes entre o fluxo de ar e os corpos que estão imersos nele. No entanto, como cada corpo possui características aerodinâmicas específicas, foi essencial buscar meios que permitiam uma maior concepção acerca deste assunto, o que levou ao desenvolvimento do túnel de vento. A metodologia utilizada consistiu no dimensionamento dos principais componentes do túnel de vento: bocal de contração, seção de testes e difusor. Além disso, foi necessário desenvolver uma junção, através de uma função polinomial de quinta ordem, para conectar o bocal de contração à seção de testes. No caso dos bocais de contração, definiu-se e investigou-se formatos de perfis diferentes, tais como: parabólico, cicloide e cúbicas combinadas. Após o dimensionamento, utilizou-se relações empíricas para o cálculo das perdas de carga dos componentes individuais do túnel de vento e fez análises em CFD (Computational Fluid Dynamics) para validação do projeto, desconsiderando as telas e colmeia. O resultado obtido foi um túnel de vento de circuito aberto do tipo sugador com 6,5 m de comprimento, seção de testes quadrada com aresta de 0,56 m e velocidade de 63 m/s e perda de pressão total de 119,75 Pa, desprezadas as telas e colmeia. Os erros percentuais obtidos das simulações numéricas em relação ao valor calculado na seção de testes foram inferiores a 0,30% para a velocidade e 1,10% para a pressão dinâmica. Constatou-se variações mínimas desses parâmetros ao longo da seção de testes e a não ocorrência de recirculações ou descolamento da camada limite no túnel de vento. Conclui-se, portanto, que os resultados obtidos de contornos de velocidade, pressão dinâmica e estática e intensidade de turbulência estavam de acordo com o esperado para o túnel de vento didático subsônico. |