Resumo |
Neste trabalho é apresentado resultados do projeto elétrico de uma aeronave rádio controlada para participação na competição SAE Brasil Aerodesign. Estamos inscritos nesta competição com a Equipe Acauã na classe micro. O projeto, como qualquer outro, exige comprometimento e responsabilidade, além do trabalho em grupo. Atualmente, estamos construindo o avião com materiais previamente testados e analisados no Laboratório de Física Aplicada (LaFA) e, em paralelo, estamos escrevendo os sete relatórios do projeto aeronáutico para a competição. Relativo ao projeto elétrico, desenvolvemos estudos de demanda de carga elétrica e tensão que cada elemento elétrico e eletrônico necessita em suas funções na aeronave. A aeronave usa motor elétrico, servo-motores para comando de superfícies de controle e trem de pouso, receptor de sinal e acelerador eletrônico. Estes componentes são alimentados por duas baterias de lítio e cada uma delas precisa estar adequadamente dimensionada para fornecer a carga demandada em cada operação. Este trabalho mostra os resultados dos ensaios de torque em cada servo-motor, testes de tração do grupo motopropulsor (GMP), que permitiram dimensionar as baterias e os cabos de transmissão de corrente elétrica e testes de bancada, esse teste é feito utilizando os servos para analisar o quanto aguentam, isto é, movimentando pesos, e colocamos um medidor de tensão e corrente para fazerem a leitura em um intervalo de tempo aproximadamente ao do voo. Após as medidas, integramos a corrente no tempo para obter a carga total necessária para o voo. Para a bateria são permitidos três tipos: níquel cádmio (NiCd), níquel metal hidreto (NiMH), lítio ferro polímero (LiFe/LiFePO4) e lítio íon polímero (LiPO). A escolha recaiu sobre os tipos LiFe para alimentar receptor e os servos motores e o tipo LiPo para alimentar o GMP. Portanto, o processo de construção e montagem do avião e a elaboração dos relatórios estão em andamento, mas, em breve, começaremos os testes de voo. |