“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16547

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Anna Elisa Viana Brasileiro
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros ROBSON LUIZ SANTOS
Título Acauã aerodesign - projeto elétrico do avião
Resumo Neste trabalho é apresentado resultados do projeto elétrico de uma aeronave rádio controlada para participação na competição SAE Brasil Aerodesign. Estamos inscritos nesta competição com a Equipe Acauã na classe micro. O projeto, como qualquer outro, exige comprometimento e responsabilidade, além do trabalho em grupo. Atualmente, estamos construindo o avião com materiais previamente testados e analisados no Laboratório de Física Aplicada (LaFA) e, em paralelo, estamos escrevendo os sete relatórios do projeto aeronáutico para a competição. Relativo ao projeto elétrico, desenvolvemos estudos de demanda de carga elétrica e tensão que cada elemento elétrico e eletrônico necessita em suas funções na aeronave. A aeronave usa motor elétrico, servo-motores para comando de superfícies de controle e trem de pouso, receptor de sinal e acelerador eletrônico. Estes componentes são alimentados por duas baterias de lítio e cada uma delas precisa estar adequadamente dimensionada para fornecer a carga demandada em cada operação. Este trabalho mostra os resultados dos ensaios de torque em cada servo-motor, testes de tração do grupo motopropulsor (GMP), que permitiram dimensionar as baterias e os cabos de transmissão de corrente elétrica e testes de bancada, esse teste é feito utilizando os servos para analisar o quanto aguentam, isto é, movimentando pesos, e colocamos um medidor de tensão e corrente para fazerem a leitura em um intervalo de tempo aproximadamente ao do voo. Após as medidas, integramos a corrente no tempo para obter a carga total necessária para o voo. Para a bateria são permitidos três tipos: níquel cádmio (NiCd), níquel metal hidreto (NiMH), lítio ferro polímero (LiFe/LiFePO4) e lítio íon polímero (LiPO). A escolha recaiu sobre os tipos LiFe para alimentar receptor e os servos motores e o tipo LiPo para alimentar o GMP. Portanto, o processo de construção e montagem do avião e a elaboração dos relatórios estão em andamento, mas, em breve, começaremos os testes de voo.
Palavras-chave Acauã aerodesign, projeto elétrico, física.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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