“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16537

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Pedro Henrique Moreira Rigueira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Matheus Guimarães Cancela Silva, Rafael Kher Guimarães, Tatiana Custódio
Título Elaboração de banco de dados para elaboração e discussão do plano diretor
Resumo A gestão de um município, tanto em sua área rural quanto urbana, precisa de ferramentas para que seus gestores possam avaliar as necessidades e executar a melhor tomada de decisão. O plano diretor é uma ferramenta de planejamento urbano cuja função é organizar a melhor ocupação do espaço, com a finalidade de dar a devida aptidão àquele local evitando ocupações irregulares, ocupação de áreas de risco, dentre outros. A construção de um plano diretor tem como base o Estatuto das Cidades e, deve ser feita considerando a participação da sociedade.
Para pensar o espaço, seja ele urbano ou rural, a confecção de uma base cartográfica em escala adequada se faz necessária, diria fundamental.
Os mapas temáticos permitem a equipe responsável por sua elaboração/atualização, pensar diferentes aspectos que envolvem a ocupação deste território. O objetivo do presente trabalho será a construção de produtos cartográficos para subsidiar o processo de construção da atualização do plano diretor de Viçosa-MG. Para tanto, foram mapeados aspectos geomorfológicos, sociais, localização, declividade, uso e ocupação dos solos, perímetro urbano, áreas comerciais, áreas de risco, estradas rurais, logradouro, ferrovia, aeroporto, tubulação de água e esgoto, representação do território da UFV, APP do município, bacias e sub-bacias do municípios, pontos de outorgas do uso da água superficial e subsuperficial, bens inventariados e o mapa hipsométrico.
O trabalho está em construção. Outros mapas temáticos, como por exemplo os de macrozonas e os de zona serão construídos. Para cada Zona e Macrozona, um detalhamento está sendo feito, demonstrando não apenas os limites destas áreas, mas seu potencial de ocupação e restrições físico-ambientais.
Este material também está subsidiando as audiências públicas. Com eles a equipe responsável consegue mostrar para a comunidade os aspectos específicos da área e, intervenções que podem impactá-la. Na sequência os documentos finalizados serão disponibilizados para os vereadores, que iniciarão sua discussão e análise. Espera-se que o documento final aprovado contenha a essência do que foi levantando, analisado e discutido.
Palavras-chave plano diretor, geoprocessamento,
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.