Resumo |
Introdução: A obesidade atinge milhares de pessoas, tornando-se a condição crônica não transmissível (CCNT's) mais crescente no mundo. Nessa perspectiva, o Projeto Rede Para o Enfrentamento de Obesidade e Doenças Crônicas de Minas Gerais (RENOB-MG) vem atuando sobre a vertente da capacitação de profissionais e gestores de saúde que atuam na Atenção Primária (AP) de Minas Gerais para que estes estejam aptos ao manejo dessa condição para com a população. Para isso, utiliza-se das mídias sociais para democratizar o acesso do público-alvo ao curso de formação e torná-los profissionais capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no manejo da obesidade e CCNT’s. Objetivos: Apresentar as mídias sociais como democratização do acesso ao curso de formação em Obesidade e CCNT’s. Descrição das principais ações: O projeto é subdividido em eixos, sendo o eixo da comunicação responsável pelo cuidado das mídias sociais, Instagram®/E-mail®/Facebook®/Youtube® e levar o acesso de informações bem como criar, promover e divulgar conteúdos confiáveis quanto a temática da obesidade para anunciar os saberes- através da utilização de estudos científicos, plataformas de design gráfico e ferramentas de tráfego pago- e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao curso de formação intitulado como SALUS. Nesse sentido, o Instagram® serve como ferramenta de divulgação e exposição de conhecimento enquanto o Facebook® é usado em forma de comunidade para gerar um ensino-aprendizagem quanto ao manejo e experiências pessoais sobre a obesidade e condições crônicas; o E-mail® é utilizado como meio de informatização e de acessibilidade ao projeto e por último, o Youtube®, como plataforma de promoção de eventos e disseminação de conhecimento. No entanto, para a divulgação do SALUS, apenas o Instagram® e o E-mail® são utilizados como forma de democratização do acesso. Resultados alcançados até o momento: Durante o período de divulgação do curso, março a abril de 2022, a ferramenta de tráfego pago nas publicações do Instagram® resultou na chegada de 166 seguidores, 445 visitas ao perfil, o despertar de interesse de 261 pessoas e 1626 interações com os conteúdos publicados, fatores estes que contribuíram para a inscrição de 53 pessoas no SALUS, um número que representa 35,57% de todos os inscritos. Quanto aos E-mails®, foram enviados 2744 os quais tiveram 908 aberturas e 173 clicks no link do edital do curso. Conclusões: As mídias sociais tem contribuído para a democratização do acesso e da informação, gerando interesse na capacitação profissional nas vertentes da obesidade e CCNT’s, sobretudo quanto a oferta do SALUS destinados aos profissionais e gestores de saúde para que eles tenham competência técnica e científica para atuar na AP oferecendo um cuidado eficiente e eficaz aos clientes/pacientes com obesidade e/ou condições crônicas não transmissíveis. Apoio: CNPq/MS/ DEPROS (442317-2020-4) |