“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Stela de Amorim Ferreira
Orientador HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF
Outros membros Amanda de Souza, Gabriela Silveira dos Santos, Lyz Marques Portella, Priscila Andrade Porto
Título Mídias sociais como democratização do acesso ao curso de formação em obesidade e condições crônicas não transmissíveis (CCNT's)
Resumo Introdução: A obesidade atinge milhares de pessoas, tornando-se a condição crônica não transmissível (CCNT's) mais crescente no mundo. Nessa perspectiva, o Projeto Rede Para o Enfrentamento de Obesidade e Doenças Crônicas de Minas Gerais (RENOB-MG) vem atuando sobre a vertente da capacitação de profissionais e gestores de saúde que atuam na Atenção Primária (AP) de Minas Gerais para que estes estejam aptos ao manejo dessa condição para com a população. Para isso, utiliza-se das mídias sociais para democratizar o acesso do público-alvo ao curso de formação e torná-los profissionais capazes de atuarem de forma eficiente e eficaz no manejo da obesidade e CCNT’s. Objetivos: Apresentar as mídias sociais como democratização do acesso ao curso de formação em Obesidade e CCNT’s. Descrição das principais ações: O projeto é subdividido em eixos, sendo o eixo da comunicação responsável pelo cuidado das mídias sociais, Instagram®/E-mail®/Facebook®/Youtube® e levar o acesso de informações bem como criar, promover e divulgar conteúdos confiáveis quanto a temática da obesidade para anunciar os saberes- através da utilização de estudos científicos, plataformas de design gráfico e ferramentas de tráfego pago- e fazer com que mais pessoas tenham acesso ao curso de formação intitulado como SALUS. Nesse sentido, o Instagram® serve como ferramenta de divulgação e exposição de conhecimento enquanto o Facebook® é usado em forma de comunidade para gerar um ensino-aprendizagem quanto ao manejo e experiências pessoais sobre a obesidade e condições crônicas; o E-mail® é utilizado como meio de informatização e de acessibilidade ao projeto e por último, o Youtube®, como plataforma de promoção de eventos e disseminação de conhecimento. No entanto, para a divulgação do SALUS, apenas o Instagram® e o E-mail® são utilizados como forma de democratização do acesso. Resultados alcançados até o momento: Durante o período de divulgação do curso, março a abril de 2022, a ferramenta de tráfego pago nas publicações do Instagram® resultou na chegada de 166 seguidores, 445 visitas ao perfil, o despertar de interesse de 261 pessoas e 1626 interações com os conteúdos publicados, fatores estes que contribuíram para a inscrição de 53 pessoas no SALUS, um número que representa 35,57% de todos os inscritos. Quanto aos E-mails®, foram enviados 2744 os quais tiveram 908 aberturas e 173 clicks no link do edital do curso. Conclusões: As mídias sociais tem contribuído para a democratização do acesso e da informação, gerando interesse na capacitação profissional nas vertentes da obesidade e CCNT’s, sobretudo quanto a oferta do SALUS destinados aos profissionais e gestores de saúde para que eles tenham competência técnica e científica para atuar na AP oferecendo um cuidado eficiente e eficaz aos clientes/pacientes com obesidade e/ou condições crônicas não transmissíveis. Apoio: CNPq/MS/ DEPROS (442317-2020-4)
Palavras-chave Mídias sociais, capacitação profissional, obesidade.
Forma de apresentação..... Vídeo
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