“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16524

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Julianne Alvarenga Bruno
Orientador JULIANA SILVA ROCHA
Outros membros Bárbara Gonçalves Fabiano
Título Mapeando sinais: utilizando de sinais oficiais de Química do ENEM para tornar a Universidade mais Inclusiva
Resumo A presente pesquisa teve três frentes de atuação: o mapeamento dos sinais de Química utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em seu caderno
de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), a fomentação de sinais para uma futura criação de um Sinalário de Química em um Dicionário de Libras, e finalmente a contribuição para a formação inclusiva de futuros professores de Química (Licenciandos de Química da UFV) através de oficinas na disciplina QUI 445-Estágio Supervisionado em Química II. A presente pesquisa tem como público alvo diretamente os estudantes de Licenciatura em Química e de modo indireto, estudantes Surdos, que poderão vir a se beneficiar do contato com docentes que reconhecem a necessidade da acessibilidade e da
inclusão em sala de aula, além de potencialmente se beneficiarem da divulgação de sinais específicos levantados. O projeto se justifica devido à carência de sinais em Libras para temas específicos, abordados constantemente no ensino superior, principalmente da área de Química e também devido à carência de atividades e disciplinas que promovam a discussão e a reflexão sobre a importância da educação inclusiva nos cursos de Licenciatura. A metodologia utilizada fundamentou-se numa abordagem qualitativa e descritiva. A primeira parte do desenvolvimento do trabalho proposto se constituiu de uma análise bibliográfica de referenciais teóricos relacionados às temáticas do projeto, como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no processo de ensino e aprendizagem de estudantes Surdos, Libras, Educação Inclusiva, Química, dentre outros. Em seguida, realizou-se um levantamento dos sinais de Química presentes nas vídeo provas do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, dos anos de 2017 a 2019. Foram mapeados 103 sinais oficiais de Química, divididos em: 66 sinais, 15 sinais icônicos e 22 sinais que são explicações do conceito Químico envolvido. Estes sinais foram categorizado de acordo com os 5 parâmetros da Libras, e poderão ser futuramente incorporados ao Dicionário On-line Bilíngue Libras/Português, uma ferramenta didática desenvolvida pela equipe do Projeto INOVAR+. Por último, foram criadas e estão sendo aplicadas oficinas inclusivas com o intuito de promover debates e reflexões em prol da conscientização dos Licenciandos acerca dos recursos existentes para a construção de aulas inclusivas, com foco na educação de Surdos. Até a confecção deste resumo, foram realizadas duas oficinas: uma de apresentação da equipe e introdução a conceitos e Cultura Surda, e outra com uma espécie de imersão utilizando-se vídeos que simulam dificuldades de comunicação. Concluímos que a pesquisa, ainda não finalizada, está atingindo seus objetivos de catalogar sinais relacionados à Química, e contribuir para a formação de professores com viés inclusivo, o que gera potencial para estimular a permanência de estudantes Surdos na Universidade.
Palavras-chave Ensino Superior, Libras, Química
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.