ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Julianne Alvarenga Bruno |
Orientador | JULIANA SILVA ROCHA |
Outros membros | Bárbara Gonçalves Fabiano |
Título | Mapeando sinais: utilizando de sinais oficiais de Química do ENEM para tornar a Universidade mais Inclusiva |
Resumo | A presente pesquisa teve três frentes de atuação: o mapeamento dos sinais de Química utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, em seu caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física), a fomentação de sinais para uma futura criação de um Sinalário de Química em um Dicionário de Libras, e finalmente a contribuição para a formação inclusiva de futuros professores de Química (Licenciandos de Química da UFV) através de oficinas na disciplina QUI 445-Estágio Supervisionado em Química II. A presente pesquisa tem como público alvo diretamente os estudantes de Licenciatura em Química e de modo indireto, estudantes Surdos, que poderão vir a se beneficiar do contato com docentes que reconhecem a necessidade da acessibilidade e da inclusão em sala de aula, além de potencialmente se beneficiarem da divulgação de sinais específicos levantados. O projeto se justifica devido à carência de sinais em Libras para temas específicos, abordados constantemente no ensino superior, principalmente da área de Química e também devido à carência de atividades e disciplinas que promovam a discussão e a reflexão sobre a importância da educação inclusiva nos cursos de Licenciatura. A metodologia utilizada fundamentou-se numa abordagem qualitativa e descritiva. A primeira parte do desenvolvimento do trabalho proposto se constituiu de uma análise bibliográfica de referenciais teóricos relacionados às temáticas do projeto, como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs no processo de ensino e aprendizagem de estudantes Surdos, Libras, Educação Inclusiva, Química, dentre outros. Em seguida, realizou-se um levantamento dos sinais de Química presentes nas vídeo provas do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, dos anos de 2017 a 2019. Foram mapeados 103 sinais oficiais de Química, divididos em: 66 sinais, 15 sinais icônicos e 22 sinais que são explicações do conceito Químico envolvido. Estes sinais foram categorizado de acordo com os 5 parâmetros da Libras, e poderão ser futuramente incorporados ao Dicionário On-line Bilíngue Libras/Português, uma ferramenta didática desenvolvida pela equipe do Projeto INOVAR+. Por último, foram criadas e estão sendo aplicadas oficinas inclusivas com o intuito de promover debates e reflexões em prol da conscientização dos Licenciandos acerca dos recursos existentes para a construção de aulas inclusivas, com foco na educação de Surdos. Até a confecção deste resumo, foram realizadas duas oficinas: uma de apresentação da equipe e introdução a conceitos e Cultura Surda, e outra com uma espécie de imersão utilizando-se vídeos que simulam dificuldades de comunicação. Concluímos que a pesquisa, ainda não finalizada, está atingindo seus objetivos de catalogar sinais relacionados à Química, e contribuir para a formação de professores com viés inclusivo, o que gera potencial para estimular a permanência de estudantes Surdos na Universidade. |
Palavras-chave | Ensino Superior, Libras, Química |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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