“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16523

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ERIC MATHEUS FARIA MARTINS
Orientador LEOMAR TIRADENTES
Título Habitação e moradia: os espaços de residência dos alunos do ensino médio da UFV na cidade de Viçosa
Resumo Durante o final da segunda década do século XXI, o mundo foi afetado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, popularmente denominado de Covid-19. Esse vírus, causou uma enorme crise em diversos setores da sociedade, como nas áreas da saúde, da política e da economia. Por ter afetado toda a infraestrutura vigente, a sociedade de maneira geral se viu paralisada em função dessa crise de saúde, afetando também, a cidade de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com a paralização das atividades acadêmicas, devido à pandemia, observou-se um evento atípico, a devolução ou quebra de contrato dos imóveis alugados frente às imobiliárias e proprietários, por parte dos discentes residentes na cidade. A entrega desses imóveis também ocorreu entre os alunos do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI), principalmente, para os que estavam no último ano do ensino médio de 2021. A devolução desses imóveis, em um curto intervalo de tempo, levou-nos a refletir sobre como moravam esses alunos. Houve a devolução dessas residências durante a pandemia? Essas devoluções geraram algum impacto para a economia local? A partir dessas indagações, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as formas de moradia, como residiam os alunos do CAp-COLUNI e a provável devolução de imóveis durante a pandemia. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa, de caráter geográfico, com a aplicação de um questionário via plataforma google e com revisão bibliográfica. A partir dos dados coletados, percebeu-se que nos mais diversos aspectos – habitacional, aprendizagem, socioeconômico e outros –, a pandemia foi um evento que alterou de forma expressiva a vida dos discentes. Observou-se que os alunos, em sua maioria, residiam em casas ou apartamentos pequenos, morando com familiares ou amigos e que as habitações citadas garantiam as condições ideais de aprendizado e, com a pandemia, esses imóveis foram devolvidos. Em síntese, identificou-se os lugares de moradia dos alunos do CAp-COLUNI, que se caracterizavam como espaços de pertencimento e, também, como locais de estudos. Conclui-se que, em decorrência da pandemia, os discentes devolveram as suas habitações, realizando um fluxo de retorno para a cidade de origem, voltando a morar com seus pais ou responsáveis, o que resultou no aumento de imóveis vagos, redução no valor do aluguel e queda temporária da especulação imobiliária.
Palavras-chave Geografia urbana, habitação, moradia estudantil
Forma de apresentação..... Vídeo
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