Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo compartilhar uma experiência realizada, numa disciplina do mestrado profissional em educação, sobre como os alunos-formadores conseguiram ressignificar a compreensão dos conceitos: tecnologia, mídias, multimídias, recursos e ferramentas numa formação organizada a partir da aprendizagem por homologia de processos, compreendida, neste estudo, como o aproximar da formação do professor o que se espera que ele faça com seus alunos, ou seja, este profissional precisa vivenciar nestes momentos as atitudes, os valores, os procedimentos e os modos de organização que, de certa forma, reflitam em sua prática pedagógica. Assim, algumas estratégias vividas no momento de formação são incorporadas ao fazer docente, como podemos exemplificar por meio do registro da aluna A, ao responder o 1º instrumento de avaliação, em curso, sobre o conceito de Multimídia: “Penso na diversidade de recursos existentes e que podem colaborar com a aprendizagem dos alunos[...]. Ainda associo multimídia à tecnologia, algo que ainda está distante da comunidade escolar em que estou inserida.” E, seu registro meses depois, no segundo instrumento, sobre o mesmo conceito: “Realizar atividades por meio do uso de diversas mídias foi muito interessante. Apesar de conhecer algumas delas, nunca havia utilizado de forma mais colaborativa. Cito neste caso, o uso do Google drive [...]. Como essa ferramenta chegou para ficar, eu não havia utilizado com tanta frequência, confesso que estava bem resistente, mas agora já fiz a migração total de arquivos e demais documentos. Agora é outra história”. Nesta investigação, os alunos-formadores são os professores, coordenadores pedagógicos e/ou diretores de instituições escolares públicas e privadas que cursaram a disciplina e tornaram-se sujeitos desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio da análise textual do discurso (ATD) que permitiu, aos pesquisadores, a partir dos registros, a reconstrução dos entendimentos percorridos pelos sujeitos da pesquisa, delineando novos caminhos e descobertas. Desta forma, foi possível observar como as práticas pedagógicas dos alunos-formadores foram ressignificadas e transformadas enquanto o curso acontecia. Salientamos que são as práticas pedagógicas que sustentam a prática docente já que consideram o contexto da realidade local e específica, às subjetividades e a construção histórica dos sujeitos individuais e coletivos. Envolve as circunstâncias da formação, os espaços-tempos das instituições educativas, as parcerias, expectativas e intencionalidades do professor. Assim, inferimos que o professor não transforma a sala de aula sozinho, pois, as práticas pedagógicas são o espaço de diálogo onde ocorrem as mediações entre sociedade e aula, logo, o movimento destas práticas é oscilante, contraditório e renovador. |