Resumo |
O objetivo do projeto é acolher alunas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, a fim de diminuir a evasão de estudantes do gênero feminino e incentivar a inserção das alunas na área de tecnologia. Para isso, busca-se, através de um conjunto de alunas e professoras, realizar e promover atividades que desenvolvem habilidades para o mercado de trabalho e auxiliam os estudos para matérias da graduação. As atividades implementadas consistem, principalmente, no treinamento de estudantes para maratonas de programação, estímulo à participação em eventos da área de tecnologia por meio de redes sociais e fornecimento de suporte na realização do curso de graduação através de grupos de estudos e interações entre os alunos do mesmo curso. Referente ao treinamento para maratonas de programação, foram efetuados 17 encontros semanais, sendo 9 remotos e 8 presenciais, que se dividem em aulas, que contemplam assuntos incluídos na maratona da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e em maratonas internas do projeto, que contam com 3 times participantes. Estas ações também fornecem apoio para o estudo de matérias de programação do curso de ciência da computação, já que abordam-se assuntos que fazem parte das disciplinas do curso e aplicam-se resoluções de exercícios que abrangem competências desenvolvidas na formação. Dentre os 15 estudantes que participam desta atividade, 10 são meninas. Ademais, através das redes sociais Instagram, Whatsapp e o site do projeto, foram divulgados eventos externos para incentivar as alunas a tomarem parte, parabenizar a participação e reportar a experiência das estudantes, salientando a atuação das integrantes do projeto em competições como Campus Mobile, Maratona da SBC e Maratona Mineira. Por meio de reuniões síncronas e entrevistas com os estudantes, foram recebidos retornos das atividades exercidas. Em geral, as opiniões foram satisfatórias, uma vez que os alunos demonstraram interesse em continuar a tomar parte nas atividades e expressaram contentamento com o apoio fornecido pelo projeto. Com equipes inscritas nos eventos divulgados, além de classificações e premiações, considera-se positiva as experiências adquiridas, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades voltadas para o mercado de trabalho. Contudo, devido às complicações da pandemia, muitos participantes tiveram dificuldade de conciliar as obrigações da vida pessoal com a universidade. Esta perspectiva permitiu o desenvolvimento de medidas para auxiliar o maior envolvimento nas ações do projeto. Para mais, dentre as 9 estudantes que ingressaram no curso de ciência da computação em 2021, tem-se que 7 continuaram no curso, ocasionando um total de 78% de retenção das alunas, apresentando aumento em relação a 2020, que teve 62,5%. Destaca-se que o projeto está em andamento e ainda serão realizadas mais atividades. |