“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Melissa Araújo
Orientador THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Outros membros Ana Clara Antunes Rocha, Estela Miranda Batista, GLAUCIA BRAGA E SILVA
Título Apoio à formação de meninas da comunidade de florestal nas áreas de informática e computação
Resumo O objetivo do projeto é acolher alunas do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, a fim de diminuir a evasão de estudantes do gênero feminino e incentivar a inserção das alunas na área de tecnologia. Para isso, busca-se, através de um conjunto de alunas e professoras, realizar e promover atividades que desenvolvem habilidades para o mercado de trabalho e auxiliam os estudos para matérias da graduação. As atividades implementadas consistem, principalmente, no treinamento de estudantes para maratonas de programação, estímulo à participação em eventos da área de tecnologia por meio de redes sociais e fornecimento de suporte na realização do curso de graduação através de grupos de estudos e interações entre os alunos do mesmo curso. Referente ao treinamento para maratonas de programação, foram efetuados 17 encontros semanais, sendo 9 remotos e 8 presenciais, que se dividem em aulas, que contemplam assuntos incluídos na maratona da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e em maratonas internas do projeto, que contam com 3 times participantes. Estas ações também fornecem apoio para o estudo de matérias de programação do curso de ciência da computação, já que abordam-se assuntos que fazem parte das disciplinas do curso e aplicam-se resoluções de exercícios que abrangem competências desenvolvidas na formação. Dentre os 15 estudantes que participam desta atividade, 10 são meninas. Ademais, através das redes sociais Instagram, Whatsapp e o site do projeto, foram divulgados eventos externos para incentivar as alunas a tomarem parte, parabenizar a participação e reportar a experiência das estudantes, salientando a atuação das integrantes do projeto em competições como Campus Mobile, Maratona da SBC e Maratona Mineira. Por meio de reuniões síncronas e entrevistas com os estudantes, foram recebidos retornos das atividades exercidas. Em geral, as opiniões foram satisfatórias, uma vez que os alunos demonstraram interesse em continuar a tomar parte nas atividades e expressaram contentamento com o apoio fornecido pelo projeto. Com equipes inscritas nos eventos divulgados, além de classificações e premiações, considera-se positiva as experiências adquiridas, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades voltadas para o mercado de trabalho. Contudo, devido às complicações da pandemia, muitos participantes tiveram dificuldade de conciliar as obrigações da vida pessoal com a universidade. Esta perspectiva permitiu o desenvolvimento de medidas para auxiliar o maior envolvimento nas ações do projeto. Para mais, dentre as 9 estudantes que ingressaram no curso de ciência da computação em 2021, tem-se que 7 continuaram no curso, ocasionando um total de 78% de retenção das alunas, apresentando aumento em relação a 2020, que teve 62,5%. Destaca-se que o projeto está em andamento e ainda serão realizadas mais atividades.
Palavras-chave Mulheres, Tecnologia, Competições
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.