Resumo |
INTRODUÇÃO: A influenza pode ocasionar desde casos leves de gripe até casos graves, que precisam de hospitalização e podem evoluir para o óbito. A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção contra a gripe e suas complicações, devendo ser incentivada entre toda a população. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por estudantes de enfermagem durante a participação na coleta de dados de uma pesquisa de mestrado realizada na campanha de vacinação contra a influenza no município de Viçosa-Minas Gerais. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Em Viçosa, no ano de 2022, a campanha de vacinação contra a influenza ocorreu em duas etapas: a primeira entre os dias 04 a 29/04; e a segunda, entre os dias 30/04 a 03/06. Na primeira etapa foram vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, ampliou-se a vacinação para os demais grupos prioritários. A partir de uma parceria entre o mestrado em Ciências da Saúde e a Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa, foram recrutados estudantes de enfermagem, para colaborarem com uma pesquisa de mestrado em andamento, realizada durante a campanha de vacinação contra a influenza. Os estudantes foram previamente capacitados e participaram no período de 04/04/22 a 05/05/22, acolhendo a comunidade que comparecia para a vacinação, explicando os objetivos da pesquisa e convidando-os a participarem. Nos casos de anuência dos participantes, os estudantes forneciam as informações necessárias para o preenchimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, sanavam possíveis dúvidas e preenchiam o formulário de caracterização dos participantes. Além disso, para todos as pessoas que compareciam na vacinação, independente de participar ou não da pesquisa, os estudantes foram os responsáveis pela organização do fluxo de vacinação, registro no mapa de controle de doses aplicadas, conferência do cartão de vacinas e aprazamento da dose a ser administrada, com respectivo número de lote e validade. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Durante o período de atuação, os estudantes puderam contribuir com a vacinação de 350 pessoas. A inserção de estudantes neste processo, permitiu o contato com a população, aprendizagem de comunicação clara e concisa, adquirindo habilidades interpessoais que contribuem para a sua formação profissional. Ademais, foi possível vivenciar como se organiza e gerencia uma campanha de vacinação, além de compreenderem que é possível integrar a pesquisa, o ensino e a extensão. CONCLUSÕES: A campanha de vacinação contra a influenza tem grande importância na prevenção de doenças e promoção da saúde da população. Outrossim, a aproximação com cada pessoa permitiu aos discentes de enfermagem o desenvolvimento de atitudes, aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas, que serão importantes para o bom desenvolvimento na sua vida pessoal e profissional, além de permitir a associação entre os conhecimentos teóricos e a prática profissional. |