“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16493

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Sávio Rodrigues de Oliveira
Orientador BIANCA SENA GOMES
Outros membros Alessandra Luíza Martins Duarte
Título Libras nas escolas públicas: um olhar que vai além da necessidade de ensinar
Resumo O presente projeto origina-se do o CELIB (Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais), que possui como finalidade ensinar a Libras prioritariamente na universidade e conta como participação alunos vinculados ao PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), programa que desde 2011, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Federal Viçosa (UFV). O objetivo é difundir a Libras (Língua Brasileira de Sinais) na cidade e região de Viçosa - Minas Gerais e, portanto, promover acessibilidade linguística e inclusão para os surdos. Tal projeto possui como premissa atender às necessidades de inclusão dos sujeitos surdos na região, visando a promoção de uma educação libertadora, através da valorização da identidade e da cultura surda. A metodologia do projeto se dará em capacitações à professores que já atuam com sujeitos surdos na Rede Municipal de Viçosa - MG, reverberando no contato linear com discentes surdos, compreendendo suas vicissitudes, para que não haja o distanciamento do docente, por não saber se comunicar com o receptor do conteúdo no processo de ensino aprendizagem. Ocorrerá aulas de Libras em escolas públicas (Nossa senhora de Fátima e Edmundo Lins), por meio de treinamento inicial e contínuo, uma vez por semana, completando o tempo do nível inicial do CELIB, com carga horária de 60 horas. As aulas iniciarão em julho/2022 e, anteriormente à isso, estão sendo estudados os textos “Educação de surdos e colonialidade do poder linguístico”, “Inclusão dos surdos no Brasil: do oralismo ao bilinguismo”, “Uma perspectiva translíngue e transmodal no ensino remoto emergencial em época de pandemia para crianças de distintos perfis: Codas, Surdas e Ouvintes”, que se baseiam no ensino e aprendizagem através da metodologia da translinguagem. Ou seja, teoria que acredita que o ensino da língua transcende uma educação formal, tendo que contemplar os sujeitos e suas crenças pertencentes à uma cultura, no caso, seria os Surdos e seus costumes e identidade. A teoria também descreve a importância da língua materna (Libras) para esses indivíduos. Atualmente, portanto, o trabalho está em fase de referenciação bibliográfica, por meio de reflexões e discussões, em que acontecem estudos sobre a cultura da pessoa surda, meios de comunicação, formas de apropriação dos conteúdos e maneiras de transmitir o ensino. Concomitantemente, como resultados primários, estão sendo construídas cartilhas educativas e vídeos, os quais serão utilizadas nas aulas, como ferramentas de ensino. Os alunos de graduação possuem aulas de Libras semanalmente, como forma de aprimoramento do conhecimento. Concluindo, o projeto acredita que com estudos sobre translinguagem e uma visão holística sobre o sujeito surdo poderá contribuir com o acesso deles à educação de qualidade através da formação de professores na cidade de Viçosa - MG.
Palavras-chave Translinguagem, Libras, Surdo
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,60 segundos.