Resumo |
O presente projeto origina-se do o CELIB (Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais), que possui como finalidade ensinar a Libras prioritariamente na universidade e conta como participação alunos vinculados ao PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), programa que desde 2011, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Federal Viçosa (UFV). O objetivo é difundir a Libras (Língua Brasileira de Sinais) na cidade e região de Viçosa - Minas Gerais e, portanto, promover acessibilidade linguística e inclusão para os surdos. Tal projeto possui como premissa atender às necessidades de inclusão dos sujeitos surdos na região, visando a promoção de uma educação libertadora, através da valorização da identidade e da cultura surda. A metodologia do projeto se dará em capacitações à professores que já atuam com sujeitos surdos na Rede Municipal de Viçosa - MG, reverberando no contato linear com discentes surdos, compreendendo suas vicissitudes, para que não haja o distanciamento do docente, por não saber se comunicar com o receptor do conteúdo no processo de ensino aprendizagem. Ocorrerá aulas de Libras em escolas públicas (Nossa senhora de Fátima e Edmundo Lins), por meio de treinamento inicial e contínuo, uma vez por semana, completando o tempo do nível inicial do CELIB, com carga horária de 60 horas. As aulas iniciarão em julho/2022 e, anteriormente à isso, estão sendo estudados os textos “Educação de surdos e colonialidade do poder linguístico”, “Inclusão dos surdos no Brasil: do oralismo ao bilinguismo”, “Uma perspectiva translíngue e transmodal no ensino remoto emergencial em época de pandemia para crianças de distintos perfis: Codas, Surdas e Ouvintes”, que se baseiam no ensino e aprendizagem através da metodologia da translinguagem. Ou seja, teoria que acredita que o ensino da língua transcende uma educação formal, tendo que contemplar os sujeitos e suas crenças pertencentes à uma cultura, no caso, seria os Surdos e seus costumes e identidade. A teoria também descreve a importância da língua materna (Libras) para esses indivíduos. Atualmente, portanto, o trabalho está em fase de referenciação bibliográfica, por meio de reflexões e discussões, em que acontecem estudos sobre a cultura da pessoa surda, meios de comunicação, formas de apropriação dos conteúdos e maneiras de transmitir o ensino. Concomitantemente, como resultados primários, estão sendo construídas cartilhas educativas e vídeos, os quais serão utilizadas nas aulas, como ferramentas de ensino. Os alunos de graduação possuem aulas de Libras semanalmente, como forma de aprimoramento do conhecimento. Concluindo, o projeto acredita que com estudos sobre translinguagem e uma visão holística sobre o sujeito surdo poderá contribuir com o acesso deles à educação de qualidade através da formação de professores na cidade de Viçosa - MG. |