“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia elétrica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Robert Marques da Costa
Orientador JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Outros membros Márcio Von Rondow Campos, RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Estratégia de controle aplicado em gerenciamento de cargas entre baterias e ultracapacitores em veículos elétricos
Resumo Um dos principais setores responsáveis pela emissão de gases poluentes e consumo de energia derivada de fontes não renováveis no mundo é o setor de transportes. Com as recentes preocupações com os aspectos ambiental e geopolítico do uso massivo de combustíveis fósseis, a tecnologia de eletrificação veicular se mostra como uma tendência, sendo vista como uma opção emergente para auxiliar no combate a tais problemas. O subsistema que permite o funcionamento de um veículo elétrico é formado pelos elementos armazenadores de energia, os conversores de acionamento e o motor de tração elétrico. Com o fito de otimizar o funcionamento do conversor, torna-se essencial a implementação de técnicas de controle para tornar mais eficiente e seguro, tanto o processo de descarga, que ocorre durante a aceleração do veículo, quando a bateria fornecer energia ao barramento CC e o processo de carga, que ocorre devido ao método de frenagem regenerativa. As desacelerações dos veículos podem ocorrer em diferentes tempos, sendo mais comum ocorrerem em tempos muito curtos, o que requer elevados picos de energia em trabalho para
que ocorra a redução da velocidade. O objetivo é desenvolver uma estratégia de controle, automatizado e inteligente, aplicado no sistema de armazenamento de energia em veículos elétricos, gerenciando a potência fornecida e regenerada pelas baterias, de forma a reduzir elevados picos de corrente, dimensionando e reduzindo os custos dos conversores CC. A estratégia de controle tem como função principal maximizar a energia fornecida e regenerada, sendo este processo feito através de algoritmos lógicos de controle aplicados nos conversores CC do veículo. Os parâmetros são definidos com base na frequência de amostragem da modulação por largura de pulso ou pulse width modulation (PWM).Já o dimensionamento do indutor e dos capacitoress são fundamentais para redução da ondulação residual ou ripple presente na corrente de carga. Objetiva-se analisar diferentes técnicas de controle, sendo o controle linear, utilizando o controle em cascata com dupla realimentação (de corrente e tensão). Assim como, o controle não linear, utilizando o método de modos deslizantes, que é uma técnica de controle baseada em leis de controle descontínuas e chaveamentos de altas frequências. Estes controles visam direcionar as trajetórias de um sistema para uma região específica do espaço de estados, conhecida como superfície de deslizamento. Os resultados serão obtidos via software, utilizando os blocos fornecidos no MATLAB/Simulink. Espera-se que por meio do uso de controladores sintonizados com algoritmos de otimização, as baterias satisfaçam as demandas de potência do sistema de tração do veículo com o máximo aproveitamento de energia. Ainda, espera-se que esta estratégia de controle garanta uma maior vida útil às baterias, reduzindo os picos de carga e descarga durante o acionamento e minimizando seu estresse por altas temperaturas e desbalanceamento.
Palavras-chave Veículos elétricos, Fluxo de potência, Conversores CC
Forma de apresentação..... Vídeo
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