“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16488

ISSN 2237-9045
Instituição PUC Paraná
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Verônica Viviane de Melo
Orientador MARIANA MAYUMI PEREIRA DE SOUZA
Título Consumo colaborativo e sustentabilidade: panorama e percepção de valor para usuários de plataformas de troca/uso de produtos e serviços compartilhados
Resumo A sustentabilidade tem sido pauta constante dos debates econômicos em todo mundo no que tange aos impactos produzidos pelo consumo exacerbado. Nesse cenário de inúmeras reflexões e em vias de esgotamento dos recursos naturais, emerge o consumo colaborativo, uma proposta pautada na troca de bens ou serviços com menor impacto ambiental, conquanto com cunho social. O objetivo da pesquisa realizada buscou identificar a percepção de valor para usuários de plataformas de troca/uso de produtos e serviços compartilhados e traçar um panorama que permeia o modelo sustentável de consumo e como este impacta na sociedade. Os objetivos específicos que nortearam o estudo são: identificar quais os indícios de que há mudanças na estrutura consumidora atual; compreender os impactos socioeconômicos do consumo colaborativo; avaliar a percepção dos impactos ambientais positivos; investigar a percepção de valor referente à economia colaborativa. A partir de entrevistas em profundidade e da observação da ação dos entrevistados, foram investigadas características relevantes que revelam a percepção de valor por parte destes sobre o consumo colaborativo e da cultura de sustentabilidade. Entre os elementos mais evidentes estão o impacto ambiental causado pelo consumo colaborativo, experiência ampliada a novos sentidos que este tipo de consumo proporciona e linking value representado na relação afetiva entre bens/serviços e pessoas. Com base nos resultados obtidos, ficou evidente que o fator custo-benefício e praticidade era argumento comum dos entrevistados. Os interesses compartilhados pelos consumidores colaborativos são compreendidos como a marca transmite valor para estes, o que dialoga com a perspectiva de Belk (2010), na qual é entendido que o valor do bem corrobora com o valor da criação de laços entre pessoas. Concluímos que os motivos identificados neste trabalho correspondem àqueles apontados na literatura sobre consumo colaborativo considerando a relevância da apropriação das características do processo de difusão dos valores da sustentabilidade e da ideia de consumo consciente apontando assim para a necessidade de mais pesquisas neste campo. Por fim, o ativismo ecológico é um dos pilares que fundamentam o pensamento dos entrevistados em geral vinculados aos valores citados.
Palavras-chave Sustentabilidade, consumo colaborativo, valor.
Forma de apresentação..... Vídeo
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