ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
PUC Paraná |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Administração |
Setor |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Verônica Viviane de Melo |
Orientador |
MARIANA MAYUMI PEREIRA DE SOUZA |
Título |
Consumo colaborativo e sustentabilidade: panorama e percepção de valor para usuários de plataformas de troca/uso de produtos e serviços compartilhados |
Resumo |
A sustentabilidade tem sido pauta constante dos debates econômicos em todo mundo no que tange aos impactos produzidos pelo consumo exacerbado. Nesse cenário de inúmeras reflexões e em vias de esgotamento dos recursos naturais, emerge o consumo colaborativo, uma proposta pautada na troca de bens ou serviços com menor impacto ambiental, conquanto com cunho social. O objetivo da pesquisa realizada buscou identificar a percepção de valor para usuários de plataformas de troca/uso de produtos e serviços compartilhados e traçar um panorama que permeia o modelo sustentável de consumo e como este impacta na sociedade. Os objetivos específicos que nortearam o estudo são: identificar quais os indícios de que há mudanças na estrutura consumidora atual; compreender os impactos socioeconômicos do consumo colaborativo; avaliar a percepção dos impactos ambientais positivos; investigar a percepção de valor referente à economia colaborativa. A partir de entrevistas em profundidade e da observação da ação dos entrevistados, foram investigadas características relevantes que revelam a percepção de valor por parte destes sobre o consumo colaborativo e da cultura de sustentabilidade. Entre os elementos mais evidentes estão o impacto ambiental causado pelo consumo colaborativo, experiência ampliada a novos sentidos que este tipo de consumo proporciona e linking value representado na relação afetiva entre bens/serviços e pessoas. Com base nos resultados obtidos, ficou evidente que o fator custo-benefício e praticidade era argumento comum dos entrevistados. Os interesses compartilhados pelos consumidores colaborativos são compreendidos como a marca transmite valor para estes, o que dialoga com a perspectiva de Belk (2010), na qual é entendido que o valor do bem corrobora com o valor da criação de laços entre pessoas. Concluímos que os motivos identificados neste trabalho correspondem àqueles apontados na literatura sobre consumo colaborativo considerando a relevância da apropriação das características do processo de difusão dos valores da sustentabilidade e da ideia de consumo consciente apontando assim para a necessidade de mais pesquisas neste campo. Por fim, o ativismo ecológico é um dos pilares que fundamentam o pensamento dos entrevistados em geral vinculados aos valores citados. |
Palavras-chave |
Sustentabilidade, consumo colaborativo, valor. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |