“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16479

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Elecíntia Medina Vieira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título O amor pedagógico no ensino de língua inglesa: crenças, emoções e ações de uma professora de escola pública
Resumo Apesar de muitos trabalhos a respeito de emoções na Linguística Aplicada (LA), e de alguns trabalhos sobre amor no ensino de línguas terem surgido após Barcelos e Coelho (2016), (Pavelescu e Petric, 2018; Li e Rawal, 2018; Barcelos, 2020), esse tema ainda é pouco investigado na LA. Tendo em vista essa escassez, este trabalho procura investigar o amor pedagógico no ensino de línguas, mais precisamente, no ensino de Língua Inglesa (LI), através da identificação das crenças de uma professora sobre o amor pedagógico e da forma como esse se concretiza em suas ações e afeta suas emoções. O referencial teórico envolve estudos a respeito de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2007; BARCELOS, KALAJA, 2012) e emoções no ensino e aprendizagem de línguas (BARCELOS, 2015; BARCELOS, RUOHOTIE-LYHTY, 2018) além dos estudos sobre amor pedagógico (BARCELOS, 2019; MÄÄTTÄ E UUSIAUTTI, 2011). Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, na primeira fase, um questionário aos professores efetivos de LI de escolas públicas de uma cidade no interior de Minas Gerais, com o objetivo de analisar suas crenças e emoções com relação ao amor pedagógico e selecionar o(a) participante da pesquisa. Na segunda fase, foram utilizados uma entrevista semiestruturada, uma narrativa escrita e uma narrativa visual, além de observação de aulas e notas de campo. A análise dos dados se baseia na análise de conteúdo de Bardin (2016). Como esta é uma pesquisa de Mestrado ainda em andamento, os dados estão sendo analisados. A análise parcial dos resultados revela que a participante escolhida acredita que o amor pedagógico seja o amor em ensinar atrelado ao cuidado, carinho, paciência, amor e respeito para com os alunos. Além disso, para ela, esse amor envolve escutar, conhecer e também aprender com eles. A falta de apoio dos pais, falta de respeito por parte dos discentes, a conversa e indisciplina em sala de aula geram emoções de tristeza e frustração na professora. Mesmo assim, ela parece demonstrar amor pelo ensino e pela LI, carinho por seus alunos e alegria pela escolha de sua profissão.
Palavras-chave Amor pedagógico, relação professor-aluno, ensino e aprendizagem de línguas
Forma de apresentação..... Vídeo
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