“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16463

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Geovanna Moreira Lício
Orientador THIAGO HENRIQUE NOGUEIRA
Título O Problema de Sequenciamento de Caminhões em um Centro de Crossdocking com Máquinas Paralelas
Resumo Para que o produto seja entregue ao cliente final, ocorre um complexo processo logístico em toda a cadeia de suprimento, de modo a garantir a satisfação do cliente e entregar um serviço de qualidade. Alta competitividade e aumento das exigências pelos consumidores culminaram para que os canais de distribuição disponibilizassem com maior agilidade produtos e serviços para o consumo. Para atender a demanda com eficiência, é indispensável a utilização de estratégias de entregas e atendimento à Última Milha. Frente a esse cenário marcado por desafios de altos custos, riscos operacionais e interrupções ao longo do processo, surgem os hubs logísticos com intuito de consolidar a cadeia fornecedor-armazém-cliente, onde suas instalações são pontos chaves para atender as demandas de diversos clientes, com menor custo e tempo de entrega. Dentro dos hubs logísticos surge o termo Cross dock ou Crossdocking, um tipo de operação de hub que utiliza estratégia de consolidação e distribuição com foco na minimização do tempo de operação. Essa estratégia está sendo adotada por empresas de diferentes setores, visto que o envio direto dos fornecedores aos clientes possui alto custo de entrega e lead time. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o melhor tipo de entrega, seja por envio direto ou por cross dock, de forma a minimizar o custo total de estabelecimento de cross dock e os custos esperados de transporte, a fim de atender as necessidades do consumidor final. Diante disso, foi implementada uma formulação de programação linear binária em um programa de linguagem matemática AMPL, dispondo de dados de entrada, variáveis de decisão, função objetiva e restrições para otimização do modelo. Os resultados alcançados pelo AMPL, são analisados e comparados aos custos de transporte por envio direto dos fornecedores para os clientes e os custos pelo crossdock. A partir dos resultados obtidos, são apresentadas recomendações gerais para solução do problema de sequenciamento e por fim salientadas as vantagens da utilização do crossdocking.
Palavras-chave Produção, otimização, heurísticas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.