“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16462

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Augusto Fernandes Condé
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Maria Teresa Sudário Rocha, Yasmin Cristina Souza da Silva
Título Percepção de docentes do ensino superior sobre o papel da educação física escolar no controle do sobrepeso e obesidade juvenil
Resumo Introdução: A obesidade é uma doença de ordem multifatorial, decorrente da interação entre fatores genéticos, psicossociais, socioeconômicos e metabólicos. Nas últimas décadas, tem sido considerada uma epidemia sem precedentes, por sua incidência em diferentes faixas etárias e classes sociais. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, revelam que 1,8 milhão da população de jovens (15 a 17 anos) encontra-se com excesso de peso, sendo que, cerca de 1/3 destes indivíduos são obesos. Evidencia-se a necessidade de se buscar estratégias educativas que minimizem o atual cenário. Nesse sentido, a Educação Física (EF) escolar sinaliza potencialidades para uma educação vinculada à conscientização de um estilo de vida ativo. Esse fato leva a necessidade de conhecer como vem sendo percebida a relação entre a obesidade juvenil, a escola e a EF na ambiência da formação inicial de professores de EF. Objetivos: Identificar a percepção de docentes de EF dos cursos de EF em Instituições de Ensino Superior (IES) sobre o papel da EF escolar no controle do sobrepeso e obesidade juvenil. Metodologia: Estudo descritivo-exploratório, realizado a partir da aplicação do questionário Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire, em versão traduzida para o português. O grupo amostral foi composto por 22 professores (18 homens e 4 mulheres) de EF atuantes em IES em Minas Gerais. O preenchimento do questionário foi feito de forma remota pela plataforma google forms, no período de março a abril de 2022. Resultados: A análise dos dados mostrou que, numa proporção majoritária (73%), os professores compreendem a temática obesidade juvenil relevante nos últimos tempos e notam que, a maioria das aulas de EF não são organizadas com fins de propiciar hábitos de vida e padrões de exercício que ajude no controle do peso (69%). Nesse panorama, percebe-se também que a carga horária disponível às aulas de EF na escola é insuficiente para alterações corporais dos estudantes de forma significativa (59%). Apesar disso, parte dos entrevistados discorda tanto em realizar aulas de EF pensadas especificamente a jovens obesos (55%) ou aulas centradas no cuidado com a forma física (46%) como ser de responsabilidade do professor de EF o controle e tratamento da obesidade juvenil (72%). Mesmo assim, 68% dos docentes considera pertinente a inserção de conteúdos relacionados a nutrição e controle de peso nos currículos escolares. Conclusões: Os docentes percebem a obesidade juvenil um sério problema presente na sociedade, que demanda medidas e estratégias por parte do poder público para minimizá-lo. Dentre elas, a elaboração de disciplinas curriculares que abordem aspectos relacionados ao estilo de vida e hábitos saudáveis. No entanto, trata-se de uma temática que não deva estar circunscrita à disciplina EF escolar. Diante do exposto, faz-se necessário ampliar a produção científica acerca da contribuição da escola na formação do bom habito alimentar e estilo vida ativo.
Palavras-chave Obesidade juvenil, Educação Física, Formação superior
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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