Resumo |
A astronomia é uma das mais antigas áreas do saber. Na antiguidade, o fascínio pelo desconhecido existente entre as estrelas impulsionou a realização de uma série de descobertas que ajudaram no desenvolvimento da raça humana. Na Grécia Antiga, por exemplo, a constatação das relações trigonométricas se deu através da observação da posição da sombra que o sol produzia de objetos ao longo de um determinado período de tempo. Nesse trabalho realizado com alunos do CAp-COLUNI, buscou-se apresentar fundamentos de astronomia, sua influência no desenvolvimento das ciências da natureza e da matemática, e de como a utilização de seus conceitos podem auxiliar no aprendizado nessas áreas do conhecimento. Por meio de um minicurso de astronomia básica, os participantes tiveram acesso à apresentações ministradas de forma híbrida, pelos integrantes do projeto e por ex alunos atuantes nas exatas convidados. Ao longo dos quatro dias do evento foi apresentado, de forma objetiva, alguns conceitos introdutórios dessa área. Além dos tópicos de astronomia trabalhados na disciplina de física, como a Lei da Gravitação Universal e as Três Leis de Kepler. Ademais, também houve a utilização do software livre Stellarium, que possuí como função principal simular a dinâmica presente dos astros no céu. Por meio desse, mostrou-se formas de identificar os elementos presentes na esfera celeste, tais como o conceito da trajetória da eclíptica e dos pontos de localização espaciais. Além disso, foi possível elucidar a importância da observação do céu noturno no desenvolvimento das constelações pelas sociedades antigas, e também da demonstração de eventos astronômicos como eclipses e explosões de supernovas. Após a finalização das atividades, os estudantes tiveram acesso a um formulário com algumas perguntas sobre a qualidade do ensino de astronomia no ensino médio. Por meio desse, percebeu-se que a grande parcela dos estudantes está satisfeita com os conteúdos apresentados em âmbito escolar e compreendem que o ensino de astronomia pode auxiliar no aprendizado das ciências exatas. |