“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16432

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Carolina de Sousa Vieira
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros MARCIO GOMES DA SILVA, Rodolfo Pacheco Castro, Sayene Sthefane Gonçalves, WILLER ARAUJO BARBOSA
Título Construção da 13a Troca de Saberes: fortalecendo a agroecologia na zona da mata
Resumo A Troca de Saberes é um evento que faz parte das ações do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA) da Universidade Federal de Viçosa e promove a diversidade de saberes ao reunir agricultores/as, povos tradicionais, estudantes, organizações e movimentos sociais envolvidos em experiências agroecológicas. Dentre os objetivos do projeto de extensão "Ecoa em teia: articulação da rede de Agroecologia na zona da Mata Mineira", apoiado pela emenda parlamentar do Deputado Padre João, destaca-se a organização, mobilização, efetivação e divulgação da Troca de Saberes - que acontece a cerca de 13 anos na Universidade Federal de Viçosa, juntamente à Semana do Fazendeiro. Tem, como base estrutural, a consolidação de um espaço de luta e confluência que viabiliza o compartilhamento e a diversidade. Para a construção deste evento realizam-se encontros semanais para planejar e promover atividades formativas a partir de metodologias participativas; organiza-se o cronograma das reuniões coletivas; urgências a serem resolvidas e sistematização das demais atividades. Os encontros coletivos são mediados, harmonizados, conduzidos e realizados pela equipe do projeto em conjunto com os demais participantes e com o ECOA. Para consolidar a realização do evento, promoveram-se atividades formativas intituladas "Papo que Ecoa" que se expressam como um espaço aberto para discussões temáticas que incidem na construção do evento articulando extensão-ensino-pesquisa. A “troca” têm se mostrado um evento de suma relevância ao auxiliar no desenvolvimento de habilidades e compartilhamento do espaço como formulador de identidade e de reafirmação de lutas sociais. Além disso, como evento de visibilidade que tece uma corrente ideológica em prol das lutas e necessidades sociais, das resistências e da importância de ampliação de direitos, seu caráter formativo está diretamente ligado a uma ação interdisciplinar e pedagógica que possibilita uma conexão efetiva entre universidade e sociedade, a partir de seu caráter expansionista reconhecendo as diferenças e transformando-as em mecanismos de aprendizagem e não de desigualdade. Em termos de adesão as adversidades presentes na sistematização das atividades e com as transformações sociais decorrentes da pandemia por covid-19, a estruturação da “troca” tem possibilitado uma percepção quanto a importância de ocupação dos espaços e de fazer com que eles também sejam mobilizadores de cura e pertencimento que permite uma compreensão pratica sobre a importância da atuação em comunidade, da compreensão das nossas afetações e humanidades. Por fim, o projeto vem conseguindo sistematizar as atividades, documentando-as a partir de relatorias e aplicação de metodologias participativas, assim como tem se colocado em ação ativa, a partir da mobilização, comunicação, estruturação e realização das atividades.
Palavras-chave troca, saberes, diversidade
Forma de apresentação..... Vídeo
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