Resumo |
Descrição do tema central e objetivo: Com o intuito de valorizar o cinema brasileiro e gerar discussões de grande valia, o grupo PET-Educação da UFV-Florestal valoriza as produções audiovisuais como um bem cultural e por meio delas realiza um projeto denominado CinePET, que tem como objetivo trazer de forma dinâmica, para o ambiente acadêmico, discussões sobre temas que impactam nas relações sociais, políticas e econômicas, usando o filme como instrumento de suporte na discussão e na compreensão do tema, além de estimular o ensino/aprendizagem dos estudantes de forma mais leve e dialógica. Público alvo: Estudantes dos cursos de licenciatura (Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química) do Campus UFV-Florestal. Justificativa: O grupo PET-Educação considera o filme um bem cultural que pode ser utilizado como uma ferramenta didática para auxílio no processo de ensino/aprendizagem. Assim, o CinePET tem o intuito de selecionar filmes, documentários e curta-metragens para exibição com temas referentes à sociedade contemporânea, seguidos de debate para promover a discussão e a reflexão sobre o assunto, e dessa forma ensejar a ampliação dos horizontes culturais e intelectuais. Métodos: O CinePET aconteceu trimestralmente, e cada evento desse tipo foi composto por três etapas. Num primeiro momento, o grupo escolheu um filme de relevância cultural, social e/ou ética, por meio de votação entre os integrantes do grupo PET-Educação. Depois, cada integrante assistiu ao filme individualmente e anotou suas impressões sobre o filme e sobre a temática abordada no mesmo. Num terceiro momento, houve uma reunião para a realização de um debate para apresentar o ponto de vista de cada participante da atividade sobre a temática assistida, propiciando o desenvolvimento do senso crítico e um enriquecimento cultural para todos os envolvidos, além de contribuir para a formação acadêmica e pessoal de cada um. Resultados: Como principais resultados essa atividade tem propiciado ao grupo PET-Educação, além do entretenimento, grande enriquecimento cultural e intelectual, maior integração entre os participantes do grupo e profundas reflexões sobre valores e sobre a realidade nacional. Há grandes implicações em trazer o cinema para dentro do grupo PET, já que a dedicação exigida durante a graduação muitas vezes drena tanto tempo dos estudantes. Além disso, o CinePET tem permitido o debate de temas transversais na formação dos futuros professores, como a “luta antimanicomial” que foi extensamente debatida após o filme “Bicho de Sete Cabeças”, ou a necessidade da educação para a preservação ambiental, também amplamente discutida após o filme “Ser Tão Velho Cerrado”. Conclusões: O CinePET tem se mostrado uma atividade de suma importância para os petianos, por proporcioná-los assistir e debater temas e realidades muitas vezes ignoradas pela sociedade, gerando um despertamento crítico e social entre os integrantes do grupo. |