“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16427

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Saúde coletiva
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Suemes de Alvarenga
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Camila Cristina Rodrigues de Souza, Cecília Viana Nunes, Isabella Hapuque Soares Mendes Marques, Vitória Lucas Silva José
Título CinePET: o cinema como um recurso para o processo de ensino/aprendizagem
Resumo Descrição do tema central e objetivo: Com o intuito de valorizar o cinema brasileiro e gerar discussões de grande valia, o grupo PET-Educação da UFV-Florestal valoriza as produções audiovisuais como um bem cultural e por meio delas realiza um projeto denominado CinePET, que tem como objetivo trazer de forma dinâmica, para o ambiente acadêmico, discussões sobre temas que impactam nas relações sociais, políticas e econômicas, usando o filme como instrumento de suporte na discussão e na compreensão do tema, além de estimular o ensino/aprendizagem dos estudantes de forma mais leve e dialógica. Público alvo: Estudantes dos cursos de licenciatura (Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química) do Campus UFV-Florestal. Justificativa: O grupo PET-Educação considera o filme um bem cultural que pode ser utilizado como uma ferramenta didática para auxílio no processo de ensino/aprendizagem. Assim, o CinePET tem o intuito de selecionar filmes, documentários e curta-metragens para exibição com temas referentes à sociedade contemporânea, seguidos de debate para promover a discussão e a reflexão sobre o assunto, e dessa forma ensejar a ampliação dos horizontes culturais e intelectuais. Métodos: O CinePET aconteceu trimestralmente, e cada evento desse tipo foi composto por três etapas. Num primeiro momento, o grupo escolheu um filme de relevância cultural, social e/ou ética, por meio de votação entre os integrantes do grupo PET-Educação. Depois, cada integrante assistiu ao filme individualmente e anotou suas impressões sobre o filme e sobre a temática abordada no mesmo. Num terceiro momento, houve uma reunião para a realização de um debate para apresentar o ponto de vista de cada participante da atividade sobre a temática assistida, propiciando o desenvolvimento do senso crítico e um enriquecimento cultural para todos os envolvidos, além de contribuir para a formação acadêmica e pessoal de cada um. Resultados: Como principais resultados essa atividade tem propiciado ao grupo PET-Educação, além do entretenimento, grande enriquecimento cultural e intelectual, maior integração entre os participantes do grupo e profundas reflexões sobre valores e sobre a realidade nacional. Há grandes implicações em trazer o cinema para dentro do grupo PET, já que a dedicação exigida durante a graduação muitas vezes drena tanto tempo dos estudantes. Além disso, o CinePET tem permitido o debate de temas transversais na formação dos futuros professores, como a “luta antimanicomial” que foi extensamente debatida após o filme “Bicho de Sete Cabeças”, ou a necessidade da educação para a preservação ambiental, também amplamente discutida após o filme “Ser Tão Velho Cerrado”. Conclusões: O CinePET tem se mostrado uma atividade de suma importância para os petianos, por proporcioná-los assistir e debater temas e realidades muitas vezes ignoradas pela sociedade, gerando um despertamento crítico e social entre os integrantes do grupo.
Palavras-chave Cinema, sociedade, cultural.
Forma de apresentação..... Vídeo
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