Resumo |
Atuante na Colômbia desde a década de 1990 e liderado por Giancarlo Mazzanti, o escritório El Equipo Mazzanti é conhecido pelos projetos arquitetônicos construídos na cidade de Medellín desde os anos 2000, como a Biblioteca Parque Espanha (2007) e o Complexo Cenários Esportivos (2010). Tais projetos tiveram uma atuação importante no recente processo de transformação da cidade por meio de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população a partir da urbanização de assentamentos informais, da mobilidade urbana e a construção de equipamentos públicos para a promoção da educação, do acesso ao lazer e à cultura. Desde então, o escritório tem se dedicado a experimentar estratégias participativas para conceber e construir o espaço, aproximando a prática da arquitetura ao universo lúdico do jogo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender os métodos e estratégias desenvolvidos pelo escritório para a concepção de equipamentos esportivos abertos a distintos graus de participação dos usuários. A primeira parte da pesquisa voltou-se para a fundamentação teórica e consistiu na revisão bibliográfica acerca dos principais temas presentes no discurso do escritório: o jogo lúdico como componente da cultura, a estética relacional, a participação e a midiatização da arquitetura contemporânea. A seguir, buscamos compreender os modos como tais fundamentos conceituais e teóricos se desdobram em experimentos práticos de projeto. Três projetos foram selecionados como estudos de caso: Escenarios Deportivos (Medellín, 2009, em parceria com Felipe Mesa), Bosque de la Esperanza (Cazucá, 2011) e Cubiertas Parques (Barrancabermeja, 2017). A partir deles, investigamos o emprego de distintas estratégias participativas no redesenho de equipamentos esportivos por meio de questionamentos sobre seus espaços e programas tradicionais. Também voltamos nossa atenção para a forma como os dois primeiros projetos deram origem à produção de maquetes lúdicas que funcionam como “brinquedos” e fazem parte da série “we play, you play”, comercializada pelo escritório e catalogada na coleção do Centro Georges Pompidou, em Paris. Após essa análise, concluímos que a noção de arquitetura como jogo lúdico é mobilizada por Mazzanti em várias etapas do processo projetual, sendo importante inclusive após a construção do espaço, na concepção de arquiteturas que estimulam a apropriação livre e inventiva pelos usuários e que permitem alterações ao longo do ciclo de vida do edifício. Isso implica não apenas um redesenho do processo de projeto, mas também dos programas e espaços tradicionais, além da experimentação de novas formas de comunicação entre o escritório de arquitetura e os demais segmentos da sociedade. Nesse sentido, a participação também é considerada um conceito chave na estratégia midiática desenvolvida pelo escritório, que aposta no lúdico como uma marca distintiva para alavancar a visibilidade de sua produção no cenário internacional. |