Resumo |
A construção civil e a arquitetura no Brasil por vezes não atingem a massa populacional, uma vez que têm seu acesso dificultado por barreiras financeiras, sociais e geográficas. Consequentemente, muitas edificações são construídas sem a consulta de profissionais qualificados, principalmente em comunidades rurais e construções de população de baixa renda, resultando em edificações problemáticas, pouco funcionais e sujeitas à ocorrência de diversas patologias. Dentro desse cenário, o projeto de extensão Engenharia Pública (EP), em conjunto com a professora Josarlete Soares e seu grupo de extensão, têm atuado ativamente dentro da Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), sendo esta atualmente um espaço para cursos livres, mutirões e encontro de coletivos, funcionando como uma escola popular para a comunidade viçosense. O espaço utilizado por eles já foi uma escola agrícola e, no momento atual, devido à má conservação e reformas sem conhecimento técnico, se encontra em estado precário e inseguro, sendo necessárias novas reformas e ampliações para seu uso. Nesse contexto, são propostas soluções arquitetônicas para as instalações da ENEP, e o EP tem como objetivo oferecer soluções estruturais e de segurança para um galpão multiuso já existente, mantendo o comprometimento com as necessidades da comunidade. Além disso, posteriormente serão realizadas capacitações sobre temas relevantes já abordados em outros projetos do EP, como a capacitação de leitura de projetos e saneamento rural, uma vez que muitas obras no ENEP são feitas através de mutirões formados pelos próprios usuários. Todas as decisões de projeto são feitas e discutidas de forma coletiva, em reuniões mensais na ENEP, e elaboradas pelos membros dos projetos de extensão através de programas como AutoCad e SketchUp. Também foram feitas visitas ao local para verificação, análise e prognóstico de patologias e riscos aos usuários, além da proposição de soluções para atendimento das normas de segurança e acessibilidade. Através dessa troca de conhecimentos é possível melhorar a infraestrutura da escola e, também, gerar conhecimentos práticos aos membros do EP. Portanto, é importante ressaltar que é essencial a orientação profissional quanto às questões construtivas, sejam elas arquitetônicas ou estruturais. Ademais, é imprescindível a existência de projetos de extensão nas universidades, uma vez que através destes é possível a troca de saberes com a sociedade local, visando tanto o crescimento profissional dos discentes quanto o desenvolvimento positivo da comunidade viçosense. |