ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Letras |
Setor | Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Gean Carlos da Costa |
Orientador | DONIZETE APARECIDO BATISTA |
Título | Jogos Argumentativos: Atividades interativas para ampliar a competência argumentativa no combate ao senso comum, às fake news e ao iletramento científico |
Resumo | Diariamente são feitas diversas notícias de temas variados. Essas são postadas em sites de jornais famosos ou em miniblogs de forma resumida convidando o leitor ao famoso clickbait (termo em inglês que significa “caça- cliques”). Atualmente, algumas redes sociais têm levantado a bandeira em prol do combate a fake news, retirando de seus sites notícias consideradas como suspeitas ou inverdades. Como medida para frear os clickbaits, e aumentar o padrão de confiabilidade de seus leitores algumas redes sociais incluíram ferramentas que induzem o usuário a ler a notícia antes de compartilhar em sua timeline e uma vez que a notícia não é compartilhada, faz com que o algoritmo não retorne mais notícias como essas em sua tela. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo fomentar os alunos da Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba a trabalhar com um dos tipos textuais mais difíceis da esfera acadêmica: os textos da ordem do argumentar. Sabe-se que é na universidade que esse tipo textual se torna mais presente na vida do estudante, ele está presente nas resenhas, nos artigos científicos. É muito importante que os alunos saibam produzir bons argumentos, identificá-los e, sobretudo, reconhecer os argumentos que apresentam problemas de construção, as falácias argumentativas e as fake news figuram como grandes desafios para a comunidade acadêmica. O Projeto Argumentação iniciou-se em agosto de 2021 e ainda está em desenvolvimento. Nesse meio tempo, criamos uma página no Instagram, o @projeto_argumenta_ufv, em que publicamos stories, postagens sobre a escrita, em especial, sobre os gêneros do argumentar. Fizemos também uma divulgação na rádio da cidade em que apresentamos a importância do projeto e sua relevância nesse contexto em que estamos vivendo. Com o avanço da pandemia, tivemos que mudar nosso cronograma de atividades, antes feito para modo presencial, e optamos por fazer algumas Lives e continuar com a estimular o raciocínio dos alunos e/ou participantes através das redes sociais com conteúdo que antes seria fornecido apenas aos inscritos. Como resultado conseguimos transformar conteúdos abstratos, que somente o meio acadêmico conseguia entender, em um mais transparente para sociedade. E tivemos êxito quando olhamos os compartilhamentos dos conteúdos das redes sociais. O caminho é esse, é importante nesse cenário obscuro que estamos vivenciando, apresentar e ensinar instrumentos que possibilitem ao estudante aperfeiçoar suas técnicas de enfrentamento das fake news, do combate ao senso comum, da desmobilização dos discursos anticiência. Qualquer passo dado nesse sentido, na direção da construção de uma “realidade” menos dicotômica e mais diversa, já é um grande avanço. |
Palavras-chave | argumentar, fake news, jogos argumentativos |
Forma de apresentação..... | Vídeo |
Link para apresentação | Vídeo |
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