“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16406

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Vitoria Paes Araújo
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Mariana Bueno Reis
Título Avaliação da lateralidade e equilíbrio de estudantes do 3° ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florestal/MG
Resumo INTRODUÇÃO: É essencial a rotina de avaliação motora em escolares do ensino fundamental, ela permite que o professor tenha um diagnóstico do desenvolvimento motor de seus alunos e que ele possa intervir adequadamente para que o desempenho dessas habilidades seja satisfatório. Considerando que a lateralidade e o equilíbrio são muito importantes nessa fase do desenvolvimento das crianças, que serão um suporte fundamental por toda vida. OBJETIVO: avaliar o nível de desenvolvimento da lateralidade e equilíbrio em escolares do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal da cidade de Florestal/MG, além de verificar o desenvolvimento da lateralidade conforme o sexo, e verificar o desenvolvimento de equilíbrio conforme o sexo. METODOLOGIA: Esta pesquisa se caracterizou como exploratória, descritiva, através de uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um teste de lateralidade e um de equilíbrio, para avaliação da coordenação motora, através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Os testes foram aplicados em 71 alunos, sendo 35 meninos e 36 meninas, que atenderam aos critérios de inclusão no estudo, qual foram: ser estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental I e os responsáveis assinarem o TCLE. RESULTADOS: Ao analisar os resultados, os meninos apresentaram resultados semelhantes em relação à lateralidade quando comparados com as meninas, sendo que verificar o desenvolvimento da lateralidade conforme o sexo, baseado nisso, a tabela 2 a seguir apresenta os resultados da lateralidade dos estudantes. De acordo com a classificação da EDM, 15 meninas são destras, 1 menina é sinistra (mais conhecido como canhota), 17 meninas possuem lateralidade cruzada e 3 com lateralidade indefinida, enquanto 14 meninos são destros, nenhum deles é sinistro, 17 possuem lateralidade cruzada e 4 com lateralidade indefinida. Com relação ao equilíbrio, nove meninas (25%) apresentaram quociente motor normal médio, e 27 (75%) delas apresentaram o quociente motor normal baixo. Já os meninos apresentaram resultados um pouco diferentes das meninas, sendo 14% (5 meninos) se classificam no quociente motor normal médio, enquanto que 86% (30 meninos) estão classificados no quociente motor normal baixo. CONCLUSÕES: Portanto, pode-se concluir que seria necessária a realização de mais estudos para verificar se os resultados foram afetados pela falta das aulas presenciais durante a pandemia da COVID-19.
Palavras-chave Lateralidade, Equilíbrio, Desenvolvimento Motor.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.