Resumo |
INTRODUÇÃO: É essencial a rotina de avaliação motora em escolares do ensino fundamental, ela permite que o professor tenha um diagnóstico do desenvolvimento motor de seus alunos e que ele possa intervir adequadamente para que o desempenho dessas habilidades seja satisfatório. Considerando que a lateralidade e o equilíbrio são muito importantes nessa fase do desenvolvimento das crianças, que serão um suporte fundamental por toda vida. OBJETIVO: avaliar o nível de desenvolvimento da lateralidade e equilíbrio em escolares do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal da cidade de Florestal/MG, além de verificar o desenvolvimento da lateralidade conforme o sexo, e verificar o desenvolvimento de equilíbrio conforme o sexo. METODOLOGIA: Esta pesquisa se caracterizou como exploratória, descritiva, através de uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um teste de lateralidade e um de equilíbrio, para avaliação da coordenação motora, através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Os testes foram aplicados em 71 alunos, sendo 35 meninos e 36 meninas, que atenderam aos critérios de inclusão no estudo, qual foram: ser estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental I e os responsáveis assinarem o TCLE. RESULTADOS: Ao analisar os resultados, os meninos apresentaram resultados semelhantes em relação à lateralidade quando comparados com as meninas, sendo que verificar o desenvolvimento da lateralidade conforme o sexo, baseado nisso, a tabela 2 a seguir apresenta os resultados da lateralidade dos estudantes. De acordo com a classificação da EDM, 15 meninas são destras, 1 menina é sinistra (mais conhecido como canhota), 17 meninas possuem lateralidade cruzada e 3 com lateralidade indefinida, enquanto 14 meninos são destros, nenhum deles é sinistro, 17 possuem lateralidade cruzada e 4 com lateralidade indefinida. Com relação ao equilíbrio, nove meninas (25%) apresentaram quociente motor normal médio, e 27 (75%) delas apresentaram o quociente motor normal baixo. Já os meninos apresentaram resultados um pouco diferentes das meninas, sendo 14% (5 meninos) se classificam no quociente motor normal médio, enquanto que 86% (30 meninos) estão classificados no quociente motor normal baixo. CONCLUSÕES: Portanto, pode-se concluir que seria necessária a realização de mais estudos para verificar se os resultados foram afetados pela falta das aulas presenciais durante a pandemia da COVID-19. |