Resumo |
Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), o ramo educacional teve que interromper as atividades presenciais no início de 2020. O ensino presencial foi substituído pelo remoto em todas as modalidades, do ensino infantil à pós-graduação. Em 2020 a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tornou-se indispensável para o desenvolvimento de atividades educacionais, levando os docentes e discentes a experimentarem novas práticas pedagógicas. Devido às dificuldades enfrentadas pelos docentes, foi criado o projeto de ensino “Pílulas Pedagógicas”, com o objetivo de produzir e distribuir orientações, na forma de pequenos podcasts, sobre a utilização prática de TDICs, bem como algumas formas de interação e avaliação dos estudantes em ensino remoto. Cada podcast, chamado de Pílula Pedagógica, tem duração média de 4 minutos. Estes podcasts foram enviados via WhatsApp e Telegram, para interessados que fizeram adesão aos grupos mediante links de convite. De setembro de 2020 a maio de 2022, foram criados 132 podcasts. Dentre as TDICs tratadas nos podcasts podemos citar: WhatsApp, Telegram, WhatsApp Bussiness, Google Meet, Word, PowerPoint, Google Drive, Google Formulário, Google Chrome, Google Apresentação, Gmail, YouTube, Instagram, Spotify, Mentimeter dentre outros. Todos os podcasts produzidos estão disponíveis nos streamings digitais: Spotify, Podcket Casts; Google Podcasts, Overcast e App Podcasts. Nestes streamings, os podcasts são considerados episódios e organizados por assuntos, formando playlists. Com o objetivo de conhecer as pessoas que participaram dos grupos de distribuição das “Pílulas Pedagógicas”, bem como ter breve avaliação dos podcasts produzidos, foi aplicado um questionário via link do google formulário. Dos 168 participantes dos grupos de distribuição dos podcasts, apenas 18 responderam. Pôde-se verificar que, 77% deles tinham de 36 a 55 anos; a escolaridade era de especialização a doutorado (83,3%); 82,4% eram docentes e 11,8% técnicos administrativos. 52,9% dos respondentes atuavam na rede pública municipal e 35,3% na rede pública federal. 72,2% consideravam as Pílulas Pedagógicas úteis por tratarem de temas relevantes. Todos (100%) executaram a orientação indicada em mais de uma Pílula Pedagógica, sendo que 72,2% tiveram compreensão total e 27,8% parcial. Com relação a velocidade das orientações, 100% disse que foi possível acompanhar e realizar os passos indicados. A grande maioria encaminhou alguma pílula pedagógica para algum conhecido, sendo que 44% encaminhou várias. Nas questões relativas à avaliação do projeto, os participantes elogiaram muito o projeto. Concluímos que o projeto “Pílulas Pedagógicas” auxiliou muitos educadores durante a pandemia da Covid-19, ajudando no desenvolvimento de novas habilidades e competências, que passaram a ser utilizadas também no ensino presencial, de forma a proporcionar bons momentos de ensino-aprendizagem. |