Resumo |
Este trabalho apresenta a experiência da monitoria inclusiva, evidenciando as metodologias desenvolvidas e aplicadas por monitoras do curso de Serviço Social da UFV junto aos(as) estudantes atendidos(as) pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Programa da monitoria inclusiva oferecido pela UPI é direcionado aos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas da UFV, e tem como objetivos promover a permanência, autonomia, acessibilidade e inclusão destes(as) estudantes no ensino superior, além de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem por meio do apoio educacional oferecido. O acompanhamento dos(as) estudantes vêm apresentando resultados positivos, com destaque para o alcance das potencialidades desenvolvidas na vida acadêmica e pessoal; e o desenvolvimento da própria autonomia e autoconfiança dos(as) estudantes em sua capacidade perante a resolução de atividades, dificuldades e problemas. Como principais metodologias aplicadas, sinalizamos: sínteses de conteúdo das disciplinas, leitura e correção conjunta das atividades, organização das atividades previstas, materiais para o desenvolvimento da escrita, leitura e fala, organização de material em drive, e elaboração de slides com conteúdo dos textos. Todas estas metodologias são adaptadas, avaliadas e refletidas de acordo com as demandas e dificuldades apresentadas pelos(as) estudantes a fim de expressar um retorno no desempenho da aprendizagem, estudo e organização destes(as) estudantes acompanhados(as). Dessa forma, os resultados alcançados permitiram compreender que se faz necessário a continuidade e fortalecimento do trabalho da monitoria inclusiva e da UPI na UFV, visto a importância das políticas públicas de acesso, permanência e conclusão no ensino superior pelos(as) estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Destacamos a relevância da monitoria inclusiva e a necessidade de realização de mais pesquisas e visibilidades do trabalho realizado pela UPI e Núcleos de Inclusão dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES). A própria experiência revelou a pertinência da implementação de iniciativas dos Núcleos/Unidades de Acessibilidade e a adoção de estratégias educacionais para a permanência destes estudantes no ensino superior. A experiência sinalizou, ainda, que os cortes nos investimentos dificultam a garantia dessa política de educação nas universidades públicas e afeta tanto os(as) estudantes atendidos(as), como a concessão de bolsas aos(as) monitores(as). |