“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16387

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Letícia Santos Costa
Orientador MARIANA COSTA CARVALHO
Outros membros Lucimara Maria Pereira, Railane Sangir Santos
Título Metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas na experiência da monitoria inclusiva da UPI na UFV
Resumo Este trabalho apresenta a experiência da monitoria inclusiva, evidenciando as metodologias desenvolvidas e aplicadas por monitoras do curso de Serviço Social da UFV junto aos(as) estudantes atendidos(as) pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Programa da monitoria inclusiva oferecido pela UPI é direcionado aos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas da UFV, e tem como objetivos promover a permanência, autonomia, acessibilidade e inclusão destes(as) estudantes no ensino superior, além de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem por meio do apoio educacional oferecido. O acompanhamento dos(as) estudantes vêm apresentando resultados positivos, com destaque para o alcance das potencialidades desenvolvidas na vida acadêmica e pessoal; e o desenvolvimento da própria autonomia e autoconfiança dos(as) estudantes em sua capacidade perante a resolução de atividades, dificuldades e problemas. Como principais metodologias aplicadas, sinalizamos: sínteses de conteúdo das disciplinas, leitura e correção conjunta das atividades, organização das atividades previstas, materiais para o desenvolvimento da escrita, leitura e fala, organização de material em drive, e elaboração de slides com conteúdo dos textos. Todas estas metodologias são adaptadas, avaliadas e refletidas de acordo com as demandas e dificuldades apresentadas pelos(as) estudantes a fim de expressar um retorno no desempenho da aprendizagem, estudo e organização destes(as) estudantes acompanhados(as). Dessa forma, os resultados alcançados permitiram compreender que se faz necessário a continuidade e fortalecimento do trabalho da monitoria inclusiva e da UPI na UFV, visto a importância das políticas públicas de acesso, permanência e conclusão no ensino superior pelos(as) estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas. Destacamos a relevância da monitoria inclusiva e a necessidade de realização de mais pesquisas e visibilidades do trabalho realizado pela UPI e Núcleos de Inclusão dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES). A própria experiência revelou a pertinência da implementação de iniciativas dos Núcleos/Unidades de Acessibilidade e a adoção de estratégias educacionais para a permanência destes estudantes no ensino superior. A experiência sinalizou, ainda, que os cortes nos investimentos dificultam a garantia dessa política de educação nas universidades públicas e afeta tanto os(as) estudantes atendidos(as), como a concessão de bolsas aos(as) monitores(as).
Palavras-chave Monitoria Inclusiva, Educação Inclusiva, Metodologias de Ensino-Aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
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