“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16383

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Martins Oliveira
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Jazz Dance: historiografia de uma dança que resiste
Resumo Com o objetivo de realizar o levantamento das origens da Jazz Dance nos Estados Unidos e sua crescente visibilidade na cena norte-americana; este estudo problematiza a história da Jazz Dance sob uma perspectiva cultural e crítica, revendo e sistematizando conceitos e processos de organização dessa manifestação em dança tendo em vista as variações do tempo, lugar e intensidade. De modo que, apresenta como objeto de estudo a história da Jazz Dance tendo como campo de pesquisa a potente configuração corporal africana (como um limiar sustentador da dança negra estadunidense) e as três perspectivas que contribuíram para a difusão da Jazz Dance: entretenimento e show bussines, status do negro e a evolução da música. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, definido como uma pesquisa historiográfica que se propõe a catalogação e organização dos dados. No levantamento realizado até o momento, é perceptível como a indústria do entretenimento nos Estados Unidos foi marcada por um crescente racismo que se perpetua até os dias atuais. Além do blackface (uma prática comum entre os brancos de pintar a pele de preto, intensificando os olhos esbugalhados e bocas grandes, trazendo uma caricatura pejorativa dos negros) e da proibição dos negros no palco, o maior entretenimento branco era a cultura negra feita por brancos de blackface. Descontextualizando a real função da música e da dança originalmente e reformulando a configuração corporal comum entre as práticas dançantes negras, que se caracterizavam por ter flat feet, direcionamento para o chão, pantomima, improvisação, movimento a partir do quadril, swing como apresenta Stearns & Stearns (1994) no livro "Jazz Dance: The Story of American Vernacular Dance". Na perspectiva dos autores citados anteriormente, a história do jazz está intimamente ligada à economia do show business, à mudança de status do negro americano e à evolução da música jazz. A dança jazz faz parte da cultura popular negra americana e a partir do momento que essa dança sai do meio popular e se volta para o espaço cênico, sofreu interferências do entretenimento, do show business e do mercado consumidor. Além disso, por ser uma dança influenciada pela diáspora africana, conforme o negro vai mudando sua situação dentro do país e conquistando direitos sociais a cultura evolui junto. É válido lembrar que dentro das manifestações da diáspora africana, dança e música não se separam e ambas evoluem paralelamente. Por fim, o estudo segue em desenvolvimento no Departamento de Artes e Humanidades e visa realizar uma análise interpretativa dos dados levantados na perspectiva da história da Dança abrindo campo para a discussão entre as relações entre as origens da Jazz Dance e sua presença em nossa realidade, seja em no Curso de Dança da UFV ou mesmo em nosso imaginário mediado pela cultura midiática.
Palavras-chave Danças diaspóricas, História da Dança, Jazz Dance
Forma de apresentação..... Vídeo
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