Outros membros |
Bruna Rezende Magiole, EMERICH MICHEL DE SOUSA, EMILIO BORGES, Fernanda Aparecida Pazeli Albuquerque, Jade Noronha Aquino, Maressa Polito Silveira, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, VANIA MARIA TEIXEIRA CARNEIRO |
Resumo |
A Sala Mendeleev é um espaço de ciências que faz parte da Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da Universidade Federal de Viçosa (SEMEC), que atua há mais de 10 anos popularizando a ciência e a química para o público em geral. O espaço já registrou mais de 23 mil visitantes desde a sua inauguração, que vieram de diferentes estados do Brasil e até mesmo de outros países. A Sala Mendeleev contribui para o aprendizado dos visitantes e, além disso, permite que os estagiários desenvolvam habilidades de comunicação e divulgação cientifica, ampliando o conhecimento adquirido na graduação e proporciona o desenvolvimento de habilidades para trabalhos em equipe. Com a eclosão da pandemia de COVID-19 em março de 2020, as atividades presenciais foram suspensas e houve a necessidade da Sala Mendeleev se reinventar, e, assim, investiu no uso das redes sociais para continuidade da divulgação cientifica. Em maio de 2022 a universidade reiniciou suas atividades normais e a Sala Mendeleev voltou ao seu modo presencial. Entretanto, o uso das redes sociais continua sendo importante, visto que é uma ferramenta para a divulgação do espaço e também mais uma forma de levar conhecimento cientifico ao público. Durante a pandemia as tecnologias digitais se tornaram grandes aliadas na continuidade do projeto Sala Mendeleev. As redes sociais, Instagram e Facebook, passaram a ser usadas intensamente com a publicação de conteúdos educativos, divulgação de eventos realizados remotamente e, agora, divulgando as visitas presenciais. Além disso, foram criados dois sites: um tour virtual pelo espaço e outro com informações sobre o projeto. Também foram implementadas as Visitas Mediadas Virtuais. Essa atividade consiste em encontros virtuais via plataforma Google Meet, com apresentação do espaço, da tabela periódica, dos elementos químicos e experimentos, em formato de slides e vídeos. Foram realizadas cinco Visitas Mediadas Virtuais, com mais de 200 visitantes, sendo esses universitários e estudantes do ensino médio, inclusive do exterior. Além de promover a divulgação cientifica a esses estudantes, foi despertado o interesse para que visitem o espaço Sala Mendeleev presencialmente. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) contamos com mais de 3.000 seguidores e as publicações feitas nesse ano possuem cerca de 22.052 visualizações. Conclui-se que os resultados demonstraram que a Sala Mendeleev, mesmo que de forma virtual, continua popularizando a ciência, levando conhecimento ao público e promovendo educação de qualidade. E, além disso, mostram a importância das redes sociais para a divulgação do projeto. |