“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16364

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Luiza Gomes Campos Dutra
Orientador MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros Bruna Rezende Magiole, EMERICH MICHEL DE SOUSA, EMILIO BORGES, Fernanda Aparecida Pazeli Albuquerque, Jade Noronha Aquino, Maressa Polito Silveira, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, VANIA MARIA TEIXEIRA CARNEIRO
Título Sala Mendeleev Virtual
Resumo A Sala Mendeleev é um espaço de ciências que faz parte da Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da Universidade Federal de Viçosa (SEMEC), que atua há mais de 10 anos popularizando a ciência e a química para o público em geral. O espaço já registrou mais de 23 mil visitantes desde a sua inauguração, que vieram de diferentes estados do Brasil e até mesmo de outros países. A Sala Mendeleev contribui para o aprendizado dos visitantes e, além disso, permite que os estagiários desenvolvam habilidades de comunicação e divulgação cientifica, ampliando o conhecimento adquirido na graduação e proporciona o desenvolvimento de habilidades para trabalhos em equipe. Com a eclosão da pandemia de COVID-19 em março de 2020, as atividades presenciais foram suspensas e houve a necessidade da Sala Mendeleev se reinventar, e, assim, investiu no uso das redes sociais para continuidade da divulgação cientifica. Em maio de 2022 a universidade reiniciou suas atividades normais e a Sala Mendeleev voltou ao seu modo presencial. Entretanto, o uso das redes sociais continua sendo importante, visto que é uma ferramenta para a divulgação do espaço e também mais uma forma de levar conhecimento cientifico ao público. Durante a pandemia as tecnologias digitais se tornaram grandes aliadas na continuidade do projeto Sala Mendeleev. As redes sociais, Instagram e Facebook, passaram a ser usadas intensamente com a publicação de conteúdos educativos, divulgação de eventos realizados remotamente e, agora, divulgando as visitas presenciais. Além disso, foram criados dois sites: um tour virtual pelo espaço e outro com informações sobre o projeto. Também foram implementadas as Visitas Mediadas Virtuais. Essa atividade consiste em encontros virtuais via plataforma Google Meet, com apresentação do espaço, da tabela periódica, dos elementos químicos e experimentos, em formato de slides e vídeos. Foram realizadas cinco Visitas Mediadas Virtuais, com mais de 200 visitantes, sendo esses universitários e estudantes do ensino médio, inclusive do exterior. Além de promover a divulgação cientifica a esses estudantes, foi despertado o interesse para que visitem o espaço Sala Mendeleev presencialmente. Nas redes sociais (Instagram e Facebook) contamos com mais de 3.000 seguidores e as publicações feitas nesse ano possuem cerca de 22.052 visualizações. Conclui-se que os resultados demonstraram que a Sala Mendeleev, mesmo que de forma virtual, continua popularizando a ciência, levando conhecimento ao público e promovendo educação de qualidade. E, além disso, mostram a importância das redes sociais para a divulgação do projeto.
Palavras-chave divulgação cientifica, tabela periódica, ambiente virtual
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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