Resumo |
Introdução: Apresentamos, neste texto, resultados da pesquisa do trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Viçosa no período de setembro de 2021 a outubro de 2022 na qual foi realizado de forma online, devido às restrições de contato resultantes da pandemia de covid-19. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo discutir a relevância de atividades investigativas de Sólidos de Revolução com o aplicativo GeoGebra para smartphone voltada para o Ensino Médio. O objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: Criar uma atividade investigativa mediada pelo smartphone para o ensino de geometria espacial, explorando o tema sólidos de revolução, voltada para alunos do Ensino Médio; Propor o uso do smartphone na sala de aula de matemática com uma abordagem investigativa; e criar um GeoGebra Book para a divulgação dos materiais elaborados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que serão descritas as atividades elaboradas, analisando as características das atividades investigativas de sólidos de revolução, no âmbito da temática de Geometria Espacial com GeoGebra para smartphone. O embasamento teórico da pesquisa consistiu em estudos teóricos na temática Tecnologia Digitais e Educação Matemática para orientar a produção dos dados da pesquisa. O conteúdo a ser abordado consiste no eixo de geometria, por se tratar de um tema que tem um forte envolvimento com diversas atividades humanas. Para a elaboração da atividade investigativa foi utilizado o aplicativo GeoGebra por possuir interface amigável, fácil interação, funções lúdicas, e apresentar feedback imediato. A utilização do celular na pesquisa se justifica pela quinta e atual fase do uso das tecnologias na sala de aula que se caracterizada pela mudança de visão quanto às tecnologias digitais na Educação Matemática, pois a covid-19, doença que deu origem a uma pandemia global a partir do ano de 2020, transformou consideravelmente as relações de uso das tecnologias digitais. Resultados: O principal resultado dessa pesquisa foi a criação do GeoGebraBook “Sólidos de Revolução em Uma Abordagem Investigativa”, espaço em que foram disponibilizadas as atividades elaboradas no smartphone, um plano de aula, e uma apresentação para serem utilizadas por professores da Educação Básica, além do link para acesso ao texto completo da pesquisa. Conclusões: Os resultados indicam que os elementos necessários para elaborar atividades investigativas de geometria espacial são: formular atividades intencionais, com foco no desenvolvimento do raciocínio matemático; elaborar questões pautadas na manipulação e exploração de propriedades por meio das tecnologias digitais; privilegiar aplicações práticas do conteúdo. |