“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16333

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lívia Pereira de Souza
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Ana Carolina Pereira Duarte, Ana Luiza Dias dos Santos Melo, Deborah Ferreira Crepalde, Larissa Santos Jacovine
Título A telemedicina como estratégia para a educação médica continuada
Resumo Tema Central:a utilização da tele-ducação como ferramenta importante para o ensino médico.Público-alvo: graduandos matriculados no curso de medicina de uma universidade federal entre fevereiro e março de 2021. Justificativa: a tele-educação, uma das vertentes da telemedicina, mostrando-se como um instrumento fundamental de aprendizado, principalmente, diante da pandemia da COVID-19, denotada, sobretudo, por estudos mostram que o ensino à distância não apresenta inferioridade em relação ao ensino presencial. Objetivo: implementar a telemedicina como ferramenta para a educação médica voltada para graduandos em medicina de uma universidade federal. Metodologias: o projeto piloto foi dividido em 3 áreas: ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva e social. Assim, cada área foi abordada em 1 semana, totalizando-se 3. Para cada tema, foram feitos 3 vídeo-aulas de 10 minutos, com questionários anteriores e posteriores ao acesso aos vídeos. Ainda, para cada módulo, fez-se uma webconferência com especialistas. Ao final, foi passado um questionário avaliativo, para que pudessem pontuar tanto o conteúdo das aulas quanto as mídias utilizadas em “Excelente”, “Muito bom”, “Regular” ou "Ruim‘’. Resultados: houve a participação ativa de 7 alunos, sendo 6 do 4º ano e 1 do 5º ano de medicina. Foi observado um aumento significativo na quantidade de acertos dos estudantes (p=0,017), ao se comparar os questionários respondidos antes e depois da disponibilização dos vídeos. Além disso, verificou-se que os estudantes aprovaram o programa, visto que todos avaliaram o curso como “Excelente” ou “Muito Bom”. Conclusões: o curso mostrou-se efetivo para os estudantes, tomando como base a avaliação positiva e a melhora nos acertos das questões de cada área. Visto isso, conclui-se que o Ensino à Distância é um canal de aprendizado importante e desejado pelos estudantes, sobretudo em tempos de pandemia. Além disso, proporciona benefícios, pois os alunos detêm flexibilidade para assistir as aulas no horário desejado.
Palavras-chave Telemedicina, educação continuada, ensino à distância
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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