Resumo |
Tema Central:a utilização da tele-ducação como ferramenta importante para o ensino médico.Público-alvo: graduandos matriculados no curso de medicina de uma universidade federal entre fevereiro e março de 2021. Justificativa: a tele-educação, uma das vertentes da telemedicina, mostrando-se como um instrumento fundamental de aprendizado, principalmente, diante da pandemia da COVID-19, denotada, sobretudo, por estudos mostram que o ensino à distância não apresenta inferioridade em relação ao ensino presencial. Objetivo: implementar a telemedicina como ferramenta para a educação médica voltada para graduandos em medicina de uma universidade federal. Metodologias: o projeto piloto foi dividido em 3 áreas: ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva e social. Assim, cada área foi abordada em 1 semana, totalizando-se 3. Para cada tema, foram feitos 3 vídeo-aulas de 10 minutos, com questionários anteriores e posteriores ao acesso aos vídeos. Ainda, para cada módulo, fez-se uma webconferência com especialistas. Ao final, foi passado um questionário avaliativo, para que pudessem pontuar tanto o conteúdo das aulas quanto as mídias utilizadas em “Excelente”, “Muito bom”, “Regular” ou "Ruim‘’. Resultados: houve a participação ativa de 7 alunos, sendo 6 do 4º ano e 1 do 5º ano de medicina. Foi observado um aumento significativo na quantidade de acertos dos estudantes (p=0,017), ao se comparar os questionários respondidos antes e depois da disponibilização dos vídeos. Além disso, verificou-se que os estudantes aprovaram o programa, visto que todos avaliaram o curso como “Excelente” ou “Muito Bom”. Conclusões: o curso mostrou-se efetivo para os estudantes, tomando como base a avaliação positiva e a melhora nos acertos das questões de cada área. Visto isso, conclui-se que o Ensino à Distância é um canal de aprendizado importante e desejado pelos estudantes, sobretudo em tempos de pandemia. Além disso, proporciona benefícios, pois os alunos detêm flexibilidade para assistir as aulas no horário desejado. |