“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16331

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thaina Gonçalves dos Santos Felipe de Sousa
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Bárbara Mattos Nascimento, Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, Stela de Amorim Ferreira
Título A vivência de discentes de enfermagem na campanha de vacinação infantil contra a Covid-19: relato de experiência
Resumo Introdução: Com a rápida disseminação do novo coronavírus, pesquisadores ampliaram os esforços para a descoberta e implantação de medidas preventivas, destacando-se a vacinação. Os municípios iniciaram uma luta contra o tempo para alcançar uma ampla cobertura vacinal, incluindo a vacinação das crianças. Objetivos: relatar a experiência de discentes de enfermagem na participação da campanha de vacinação contra a Covid-19 direcionada à população infantil. Descrição das principais ações: a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Viçosa firmaram uma parceria para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Durante o período inicial da vacinação da população infantil, realizada entre os meses de janeiro a março 2022, os discentes do segundo ano do curso de enfermagem foram recrutados para auxiliar no processo de vacinação, a fim de permitir que estes tivessem uma vivência prática de uma parte importante da enfermagem, a imunização. O processo de vacinação foi realizado na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, localizada no município de Viçosa-MG. As crianças e seus responsáveis compareciam na escola, nos dias e horários previamente agendados e divulgados, nos diferentes meios de comunicação, pela prefeitura. Os discentes de enfermagem foram divididos para atuarem na organização do fluxo das pessoas, bem como a conferência e aprazamento dos cartões de vacinas. Nos cartões eram registradas informações sobre o tipo de vacina, lote, validade e agendamento da próxima dose. Os responsáveis pelo processo de vacinação eram enfermeiros ou estagiários de enfermagem, os quais estavam acompanhados pelos seus supervisores. Resultados alcançados até o momento: entre os meses de janeiro a março foram vacinadas com primeira dose as crianças de 5 a 11 anos. Os discentes de enfermagem vivenciaram na prática como se realiza o processo de trabalho durante uma campanha de vacinação infantil, além de atuarem como suporte emocional para as crianças e seus responsáveis, pois haviam crianças assustadas e agitadas, com medo da possível dor relacionada ao procedimento invasivo. Essa experiência foi de suma importância para a construção de uma prática mais humanizada entre os discentes, tornando-os capazes de refletirem sobre o momento vivenciado pelas crianças. A atuação dos discentes na campanha contribuiu para o seu desenvolvimento e formação profissional, ao permitirem aplicar na prática a teoria aprendida em sala de aula, bem como adquirir novos conhecimentos a partir da observação dos profissionais atuantes. Conclusões: evidencia-se que a inserção de discentes em atividades extracurriculares que envolvam a sociedade, como a campanha de vacinação, contribuem para o crescimento profissional e pessoal. Essas atividades permitem que os discentes desenvolvam uma visão abrangente dos fatores que influenciam o processo de trabalho, além de permitirem contato precoce e próximo com aqueles que receberão a assistência de enfermagem – as crianças.
Palavras-chave Enfermagem, Vacinação, Covid-19.
Forma de apresentação..... Vídeo
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