Resumo |
Introdução: Com a rápida disseminação do novo coronavírus, pesquisadores ampliaram os esforços para a descoberta e implantação de medidas preventivas, destacando-se a vacinação. Os municípios iniciaram uma luta contra o tempo para alcançar uma ampla cobertura vacinal, incluindo a vacinação das crianças. Objetivos: relatar a experiência de discentes de enfermagem na participação da campanha de vacinação contra a Covid-19 direcionada à população infantil. Descrição das principais ações: a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Viçosa firmaram uma parceria para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Durante o período inicial da vacinação da população infantil, realizada entre os meses de janeiro a março 2022, os discentes do segundo ano do curso de enfermagem foram recrutados para auxiliar no processo de vacinação, a fim de permitir que estes tivessem uma vivência prática de uma parte importante da enfermagem, a imunização. O processo de vacinação foi realizado na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, localizada no município de Viçosa-MG. As crianças e seus responsáveis compareciam na escola, nos dias e horários previamente agendados e divulgados, nos diferentes meios de comunicação, pela prefeitura. Os discentes de enfermagem foram divididos para atuarem na organização do fluxo das pessoas, bem como a conferência e aprazamento dos cartões de vacinas. Nos cartões eram registradas informações sobre o tipo de vacina, lote, validade e agendamento da próxima dose. Os responsáveis pelo processo de vacinação eram enfermeiros ou estagiários de enfermagem, os quais estavam acompanhados pelos seus supervisores. Resultados alcançados até o momento: entre os meses de janeiro a março foram vacinadas com primeira dose as crianças de 5 a 11 anos. Os discentes de enfermagem vivenciaram na prática como se realiza o processo de trabalho durante uma campanha de vacinação infantil, além de atuarem como suporte emocional para as crianças e seus responsáveis, pois haviam crianças assustadas e agitadas, com medo da possível dor relacionada ao procedimento invasivo. Essa experiência foi de suma importância para a construção de uma prática mais humanizada entre os discentes, tornando-os capazes de refletirem sobre o momento vivenciado pelas crianças. A atuação dos discentes na campanha contribuiu para o seu desenvolvimento e formação profissional, ao permitirem aplicar na prática a teoria aprendida em sala de aula, bem como adquirir novos conhecimentos a partir da observação dos profissionais atuantes. Conclusões: evidencia-se que a inserção de discentes em atividades extracurriculares que envolvam a sociedade, como a campanha de vacinação, contribuem para o crescimento profissional e pessoal. Essas atividades permitem que os discentes desenvolvam uma visão abrangente dos fatores que influenciam o processo de trabalho, além de permitirem contato precoce e próximo com aqueles que receberão a assistência de enfermagem – as crianças. |