“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16329

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marina Inaria Ferreira Machado
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título O papel da motivação no ambiente escolar
Resumo O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma discussão sobre o papel da motivação no contexto escolar, pondo em evidência seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Entende-se por motivação humana uma estrutura complexa e multifacetada, que se configura em processos variáveis ​​e subjetivos. Portanto, a motivação é um processo básico, que está relacionado a fatores como satisfação, recompensas internas e externas, desejos e mudanças, de acordo com a experiência pessoal. Indivíduos mais motivados tendem a se envolver mais nas atividades escolares, por isso é necessário e relevante estudar a motivação dos estudantes, pois ela é determinante na qualidade da aprendizagem e no desempenho dos alunos. Além disso, o professor e a escola têm um grande impacto na motivação de seus membros. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura do tema com o objetivo de identificar estudos brasileiros sobre motivação no processo de ensino-aprendizagem. Foram pesquisados oito artigos acadêmicos nas principais revistas científicas brasileiras que abordavam a temática de maneira qualitativa. Os resultados mostraram que, dentro de suas atribuições, o professor deve diagnosticar e trabalhar junto à comunidade escolar, as causas que impedem o avanço do processo de ensino e de aprendizagem, além de trabalhar a prevenção de futuros problemas dentro do ambiente escolar. Como motivador de seus alunos, sua metodologia em sala de aula pode influenciar no desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem de seus alunos, mas não podemos ignorar que a motivação docente é um elemento chave para uma boa aula. A relação entre professor-aluno também é um fator importante no contexto escolar, pois quando há uma boa relação entre ambos, tanto o professor quanto o aluno demonstram mais interesse em ensinar e aprender. Um estudante motivado mostra-se entusiasmado e envolvido nas atividades escolares, usa estratégias adequadas para realizar tarefas desafiadoras, mostrando resultados promissores no processo de aprendizagem. O ambiente escolar pode contribuir significativamente sobre o aprendizado e motivação dos alunos, especialmente quando acolhe o estudante, fazendo com que ele se sinta parte desse meio. Se a escola deseja que seus membros se sintam motivados, o trabalho pedagógico deve ser focado no caminho percorrido para a construção do conhecimento e motivação. Portanto, conclui-se que a motivação no contexto educacional é uma aliada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo ainda para o bem-estar destes, bem como dos professores e funcionários da escola.
Palavras-chave Motivação, estudantes, educação escolar.
Forma de apresentação..... Painel
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