Resumo |
O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma discussão sobre o papel da motivação no contexto escolar, pondo em evidência seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Entende-se por motivação humana uma estrutura complexa e multifacetada, que se configura em processos variáveis e subjetivos. Portanto, a motivação é um processo básico, que está relacionado a fatores como satisfação, recompensas internas e externas, desejos e mudanças, de acordo com a experiência pessoal. Indivíduos mais motivados tendem a se envolver mais nas atividades escolares, por isso é necessário e relevante estudar a motivação dos estudantes, pois ela é determinante na qualidade da aprendizagem e no desempenho dos alunos. Além disso, o professor e a escola têm um grande impacto na motivação de seus membros. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura do tema com o objetivo de identificar estudos brasileiros sobre motivação no processo de ensino-aprendizagem. Foram pesquisados oito artigos acadêmicos nas principais revistas científicas brasileiras que abordavam a temática de maneira qualitativa. Os resultados mostraram que, dentro de suas atribuições, o professor deve diagnosticar e trabalhar junto à comunidade escolar, as causas que impedem o avanço do processo de ensino e de aprendizagem, além de trabalhar a prevenção de futuros problemas dentro do ambiente escolar. Como motivador de seus alunos, sua metodologia em sala de aula pode influenciar no desenvolvimento do processo de ensino- aprendizagem de seus alunos, mas não podemos ignorar que a motivação docente é um elemento chave para uma boa aula. A relação entre professor-aluno também é um fator importante no contexto escolar, pois quando há uma boa relação entre ambos, tanto o professor quanto o aluno demonstram mais interesse em ensinar e aprender. Um estudante motivado mostra-se entusiasmado e envolvido nas atividades escolares, usa estratégias adequadas para realizar tarefas desafiadoras, mostrando resultados promissores no processo de aprendizagem. O ambiente escolar pode contribuir significativamente sobre o aprendizado e motivação dos alunos, especialmente quando acolhe o estudante, fazendo com que ele se sinta parte desse meio. Se a escola deseja que seus membros se sintam motivados, o trabalho pedagógico deve ser focado no caminho percorrido para a construção do conhecimento e motivação. Portanto, conclui-se que a motivação no contexto educacional é uma aliada no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo ainda para o bem-estar destes, bem como dos professores e funcionários da escola. |