“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16322

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Millena Mayra Ferreira
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Outros membros Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, Isabela de Souza Santana, Júlia Inês Araújo Del-Vecchio, Juliana Cantele Xavier, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Práticas de educação em saúde como estratégia de cuidado em Puericultura.
Resumo Introdução: A assistência à saúde da criança é essencial em função da vulnerabilidade do ser humano nessa fase do ciclo de vida. Por meio do acompanhamento da criança, papel da puericultura, espera-se reduzir a incidência de doenças, aumentando suas chances de crescer e desenvolver-se adequadamente. A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações às mães sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental e, também, pela identificação precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva e apropriada. Para isto, pressupõe a atuação de toda equipe de atenção à criança, de forma intercalada ou conjunta, possibilitando a ampliação na oferta dessa atenção, pela consulta de enfermagem, consulta médica e grupos educativos. Objetivo: Relatar a experiência da execução de uma atividade educativa em um centro educacional infantil. Ações: As atividades descritas nesse trabalho, estão vinculadas às metas do projeto de extensão: “A implantação da puericultura na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Sebastião, Viçosa–MG”. Aqui serão relatadas as atividades de elaboração e execução de práticas educativas realizadas com crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, frequentadora de um centro educacional infantil municipal de Viçosa-MG. Resultados Alcançados até o momento: Foram realizados três encontros na creche, que envolveram a participação de discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, da docente coordenadora do projeto, alunos e professores da instituição. As atividades tiveram como objetivo demonstrar, ensinar e estimular a prática correta de higiene oral das crianças. Para isso realizou-se demonstração dinâmica da forma correta da higiene bucal, com auxílio de metodologias ativas e materiais lúdicos, afim de estimular o ensino-aprendizagem das crianças. Além disso, os alunos foram acompanhados e estimulados a realizar a própria higiene bucal após a demonstração. As dinâmicas promoveram resultados satisfatórios e estão sendo bem avaliadas e aceitas pelas docentes, pedagoga e alunos da instituição de ensino. Conclusão: Evidencia-se efeitos positivos das práticas de educação em saúde da implementação da puericultura no cotidiano dos serviços de saúde e da comunidade, uma vez que se pode prevenir e/ou reduzir danos inerentes a saúde da criança. Além de proporcionar meios para estimular e acompanhar o crescimento e desenvolvimento adequados da criança.
Palavras-chave Puericultura, criança, atividades educativas.
Forma de apresentação..... Vídeo
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