Resumo |
Introdução: A assistência à saúde da criança é essencial em função da vulnerabilidade do ser humano nessa fase do ciclo de vida. Por meio do acompanhamento da criança, papel da puericultura, espera-se reduzir a incidência de doenças, aumentando suas chances de crescer e desenvolver-se adequadamente. A puericultura efetiva-se pelo acompanhamento periódico e sistemático das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações às mães sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental e, também, pela identificação precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva e apropriada. Para isto, pressupõe a atuação de toda equipe de atenção à criança, de forma intercalada ou conjunta, possibilitando a ampliação na oferta dessa atenção, pela consulta de enfermagem, consulta médica e grupos educativos. Objetivo: Relatar a experiência da execução de uma atividade educativa em um centro educacional infantil. Ações: As atividades descritas nesse trabalho, estão vinculadas às metas do projeto de extensão: “A implantação da puericultura na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Sebastião, Viçosa–MG”. Aqui serão relatadas as atividades de elaboração e execução de práticas educativas realizadas com crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, frequentadora de um centro educacional infantil municipal de Viçosa-MG. Resultados Alcançados até o momento: Foram realizados três encontros na creche, que envolveram a participação de discentes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, da docente coordenadora do projeto, alunos e professores da instituição. As atividades tiveram como objetivo demonstrar, ensinar e estimular a prática correta de higiene oral das crianças. Para isso realizou-se demonstração dinâmica da forma correta da higiene bucal, com auxílio de metodologias ativas e materiais lúdicos, afim de estimular o ensino-aprendizagem das crianças. Além disso, os alunos foram acompanhados e estimulados a realizar a própria higiene bucal após a demonstração. As dinâmicas promoveram resultados satisfatórios e estão sendo bem avaliadas e aceitas pelas docentes, pedagoga e alunos da instituição de ensino. Conclusão: Evidencia-se efeitos positivos das práticas de educação em saúde da implementação da puericultura no cotidiano dos serviços de saúde e da comunidade, uma vez que se pode prevenir e/ou reduzir danos inerentes a saúde da criança. Além de proporcionar meios para estimular e acompanhar o crescimento e desenvolvimento adequados da criança. |