“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16320

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE
Primeiro autor Pietra Vidal Cardoso do Prado
Orientador HERCIA STAMPINI DUARTE MARTINO
Outros membros Adriane Moreira Machado, BARBARA PEREIRA DA SILVA, Lucimar Aguiar da Silva, Mariana Grancieri
Título Desenvolvimento e aceitação sensorial de bebidas com cereais germinados e extrusados
Resumo O desenvolvimento de novos produtos surge com a necessidade de uma alimentação equilibrada, que promova a boa nutrição e diminua os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. A elaboração de bebidas com os cereais sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) germinado e extrusado e milheto (Pennisetum glaucum) extrusado é uma estratégia para promoção da saúde intestinal, uma vez que ambos apresentam alta concentração de fibras alimentares, amido resistente e fitoquímicos. A escolha por cereais germinados e extrusados, se dá, pois, esses processamentos favorecem a biodisponibilidade dos nutrientes, e garantem maior estabilidade e capacidade de gelificação e emulsificação do produto, o que beneficia no desenvolvimento da bebida. Objetivo: Desenvolver bebidas com cereais germinados e extrusados e averiguar sua aceitação sensorial. Métodos: Foram desenvolvidas quatro formulações para o cereal sorgo (uva, maracujá, goiaba, morango) tendo como matéria prima farinha germinada e extrusada e suco industrializado. Na bebida com milheto também foram desenvolvidas quatro formulações (maracujá, morango, goiaba, laranja) tendo como matéria prima a farinha cozida e extrusada e suco industrializado. As formulações foram submetidas à análise sensorial, em dias distintos, com 60 consumidores, no qual se utilizou a escala hedônica de nove pontos, além da intenção de compra. Os dados foram digitados em planilha excel® e analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), por meio de análise de variância (ANOVA) e teste pos hoc de Tukey a 5% de significância. Resultados: Na análise sensorial da bebida a base de sorgo, a formulação com morango foi melhor avaliada em relação ao sabor quando comparada às bebidas uva e goiaba (p<0,05). A formulação maracujá foi melhor avaliada quando comparada à goiaba, no que se refere ao sabor (p<0,05). Quanto a textura não foi encontrada diferenças entre as bebidas (p>0,05). Na aparência, as formulações uva e morango não diferiram entre si, porém apresentaram diferença com a de maracujá e goiaba (p<0,05). Em relação a impressão global a formulação morango foi melhor avaliada em relação à goiaba, e teve melhor intenção de compra que maracujá e goiaba (p<0,05). No que tange à avaliação do milheto, pode-se observar que a formulação maracujá e morango foram melhores avaliadas em relação ao sabor quando comparada à bebida de laranja (p<0,05). Em relação a textura não foram encontradas diferenças entre as formulações (p>0,05). Na aparência, a bebida de morango foi melhor avaliada quando comparada às demais formulações (p<0,05). Já a formulação de goiaba apresentou melhor aparência em relação a de laranja (p<0,05). Quanto à impressão global e intenção de compra a formulação com morango foi melhor avaliada em comparação à de laranja (p<0,05). Conclusão: Pode-se observar boa aceitação para todas as formulações na análise sensorial dos dois cereais, com destaque para as formulações de morango
Palavras-chave Saúde Intestinal, Novos produtos, Sorgo-Milheto
Forma de apresentação..... Vídeo
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