“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16294

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Probabilidade e estatística
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paula Alves de Freitas
Orientador GUARACI DE LIMA REQUENA
Título O que está acontecendo neste gráfico?
Resumo Dados estatísticos de uma maneira geral fazem parte da vida de qualquer cidadão, e por ter tal importância e influência na tomada de decisões destes, a estatística passou a compor os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1997, tendo seu foco na formação de um cidadão e mais tarde passou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, incentivando o trabalho investigativo. Logo, o ensino de estatística deve ser aplicado no ensino básico, porém anterior ao ato de lecionar é necessário que seja desenvolvido um plano de aula, que irá tornar evidente os objetivos desta, a metodologia utilizada, entre outras informações que ajudarão no decorrer da aula. É comum que se utilize de metodologias ativas e estratégias para tornar as aulas mais atrativas e participativas para os alunos. Pensando nisso, associado ao ensino de estatística, o projeto "O que está acontecendo nesse gráfico?" propõe planos de aulas para professores do Ensino Básico, utilizando da metodologia ativa de "observar e se questionar". Tal metodologia propõe apresentar um infográfico que envolva uma situação presente no cotidiano dos estudantes e seu entorno, omitindo algumas informações (como o título, legendas etc.) e os incentivando a fazerem análises e comparações de percepções entre si, auxiliando no desenvolvimento da literacia estatística. Apesar de ser desenvolvido o plano de aula, o professor possui total liberdade para modificá-lo caso necessário e desejado, pois refere-se a um modelo apenas sugestivo. Originalmente, a metodologia sugere uma atividade que envolva pelo menos duas etapas. A primeira se trata de “observar”, ou seja, os alunos simplesmente observam aquilo que está explícito no infográfico, como formas, cores etc. compartilhando com os colegas o que foi observado. A segunda etapa se trata de “se questionar”, ou seja, a partir das observações realizadas na primeira etapa, os alunos discutem entre si e com o professor, seus questionamentos, com o intuito de buscar conclusões e soluções. O projeto foi inspirado na coluna estadunidense do Jornal The New York Times em parceria com Associação Americana de Estatística, "What's going on in this graph?". Neste trabalho serão apresentados um plano de aula e discussões em torno da sua aplicação.
Palavras-chave Estatística, metodologia ativa, plano de aula.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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