Resumo |
O objetivo dessa pesquisa é a analisar as experiências educativas desenvolvidas pela Escola Nacional de Energia Popular – ENEP e identificar, a partir dessas experiências, quais temas, conteúdos e métodos podem compor um programa de formação para uma Universidade Popular. A interação entre os movimentos e diferentes organizações sociais presentes na ENEP, possibilitou que essas organizações e movimentos pudessem participar de entrevistas desenvolvidas durante a construção do projeto, respondendo questões de forma a cooperar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da Universidade Popular no espaço da ENEP. Além disso os movimentos e organizações participem de atividades ligadas a Escola Nacional de Energia Popular como reuniões mensais, mutirões e místicas. Os conteúdos programáticos voltados para questão ambiental, que na ENEP se destaca na conscientização e formação humana para a preservação da biodiversidade, a agroecologia, cuidado com as nascentes, produção de energia, o uso de plantas medicinais e na produção de alimentos saudáveis. Destaca-se as tecnologias sociais desenvolvidas na ENEP, como a horta mandala, moinho de milho, aquecimento solar, entre outros. As experiências possibilitadas na elaboração do projeto político pedagógico da Universidade popular permite que os sujeitos presentes na ENEP construam e reconheçam essas práticas pedagógicas em coletivo para e efetivação do projeto de formação. Para tanto, realizamos revisão bibliográfica sobre experiências de Universidade Popular; realizamos 15 entrevistas semiestruturadas com lideranças de movimentos e organizações sociais que compõem a ENEP e executamos 2 círculos epistemológicos, que trata de espaços de reflexão e coleta de dados baseados nos círculos de cultura de Paulo Freire. Como resultados preliminares a partir das entrevistas realizadas destaca-se que Universidade Popular deve ser um espaço que atende a todos, exemplo para jovens da periferia, negros, quilombolas entre outros sujeitos. Os círculos epistemológicos realizados em coletivo contribuíram para a construção dos princípios que orientam a formação na ENEP. A ENEP incorpora princípios da Educação Popular a partir da relação com os movimentos sociais como orientação de suas práticas pedagógicas, nesse sentido, elementos como a mística, rodas de conversa, são práticas de Educação Popular identificadas na ENEP. Em relação as temáticas mobilizadas pela ENEP, temos a agroecologia, educação popular, teologia popular, realidade brasileira, pedagogia da alternância ,entre outros. Com isso a Universidade Popular dentro dos princípios da ENEP deve incorporar a diversidade de cultura e de saberes para a formação humana dos sujeitos. Essa formação deve conter a presença de diferenças saberes populares que contemple o povo e valorize a educação popular |