“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16287

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Bruno Henrique Américo
Orientador MARCIO GOMES DA SILVA
Outros membros FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, José Gabriel Barbosa Lopes
Título Escola Nacional de Energia Popular – ENEP: processos educativos e elaboração de um programa de formação para uma Universidade Popular.
Resumo O objetivo dessa pesquisa é a analisar as experiências educativas desenvolvidas pela Escola Nacional de Energia Popular – ENEP e identificar, a partir dessas experiências, quais temas, conteúdos e métodos podem compor um programa de formação para uma Universidade Popular. A interação entre os movimentos e diferentes organizações sociais presentes na ENEP, possibilitou que essas organizações e movimentos pudessem participar de entrevistas desenvolvidas durante a construção do projeto, respondendo questões de forma a cooperar para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da Universidade Popular no espaço da ENEP. Além disso os movimentos e organizações participem de atividades ligadas a Escola Nacional de Energia Popular como reuniões mensais, mutirões e místicas. Os conteúdos programáticos voltados para questão ambiental, que na ENEP se destaca na conscientização e formação humana para a preservação da biodiversidade, a agroecologia, cuidado com as nascentes, produção de energia, o uso de plantas medicinais e na produção de alimentos saudáveis. Destaca-se as tecnologias sociais desenvolvidas na ENEP, como a horta mandala, moinho de milho, aquecimento solar, entre outros. As experiências possibilitadas na elaboração do projeto político pedagógico da Universidade popular permite que os sujeitos presentes na ENEP construam e reconheçam essas práticas pedagógicas em coletivo para e efetivação do projeto de formação. Para tanto, realizamos revisão bibliográfica sobre experiências de Universidade Popular; realizamos 15 entrevistas semiestruturadas com lideranças de movimentos e organizações sociais que compõem a ENEP e executamos 2 círculos epistemológicos, que trata de espaços de reflexão e coleta de dados baseados nos círculos de cultura de Paulo Freire. Como resultados preliminares a partir das entrevistas realizadas destaca-se que Universidade Popular deve ser um espaço que atende a todos, exemplo para jovens da periferia, negros, quilombolas entre outros sujeitos. Os círculos epistemológicos realizados em coletivo contribuíram para a construção dos princípios que orientam a formação na ENEP. A ENEP incorpora princípios da Educação Popular a partir da relação com os movimentos sociais como orientação de suas práticas pedagógicas, nesse sentido, elementos como a mística, rodas de conversa, são práticas de Educação Popular identificadas na ENEP. Em relação as temáticas mobilizadas pela ENEP, temos a agroecologia, educação popular, teologia popular, realidade brasileira, pedagogia da alternância ,entre outros. Com isso a Universidade Popular dentro dos princípios da ENEP deve incorporar a diversidade de cultura e de saberes para a formação humana dos sujeitos. Essa formação deve conter a presença de diferenças saberes populares que contemple o povo e valorize a educação popular
Palavras-chave Universidade Popular, Educação popular, politico-pedagógico
Forma de apresentação..... Painel
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