“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16281

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana de Freitas Cabral
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Rafaela Dolabella Bicalho Vilella
Título O uso da abordagem construtivista no ensino da dança para o ensino fundamental anos iniciais
Resumo A dança como conteúdo da Educação Física (EF) é apresentada pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) com o objetivo de explorar movimento, ritmo e expressão articulados a habilidades e conhecimentos do campo da linguagem. Porém, a literatura sobre a dança na EF aponta que este conteúdo é, na maioria das vezes, abordado de forma tradicional, em que o professor demonstra um passo correto e o aluno repete a ação, ou ainda é negligenciado no planejamento. A escolha metodológica pode potencializar a superação destas dificuldades. A abordagem construtivista (AC) parte da concepção que o estudante constrói seu conhecimento ao vivenciar diversas experiências, sendo importante estimular a criança, oportunizar condições realistas que se relacionem com a vida social e com o aprendizado de forma lúdica, potencializando interações simbólicas, habilidades de comunicação e linguagem. Com isso, o objetivo deste trabalho é refletir o uso da abordagem construtivista no ensino da dança para o ensino fundamental nos anos iniciais. A atividade foi desenvolvida no estágio supervisionado curricular obrigatório no ano de 2022. Foi realizado um plano de ensino com 6 aulas, dentre as quais 3 aulas foram dedicadas ao trato pedagógico da dança. Esta pesquisa, portanto, é um relato de experiência de caráter qualitativo descritivo e utilizou como dados os registros documentais de planos de ensino, de aula, fichas de avaliação e reflexões sobre as aulas ministradas por uma estagiária de Educação Física, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Viçosa, MG. A turma em questão tem 27 alunos com faixa etária compreendida entre 5 à 7 anos. As aulas foram ministradas utilizando-se de rodas de conversa, com estímulos por meio de perguntas, a valorização do conhecimento cultural dos alunos sobre a dança, a ampliação conceitual e atividades de consciência corporal, ritmo e expressão. Utilizou-se como recursos materiais: imagens, músicas, fitas coloridas, etc. Todas as aulas reservavam atividades para o protagonismo dos alunos na (re) construção dos conhecimentos da dança, utilizando-se de jogos e brincadeiras. Como resultados tem-se que a carência do conteúdo dança na formação inicial em EF dificultou o planejamento do conteúdo nos planos de ensino e de aula. Por outro lado, os princípios metodológicos da AC permitiram o trato pedagógico de elementos da dança de forma a contemplar habilidades e competências previstas específicas da EF na BNCC. A adesão das crianças às atividades de construção e criação de gestos e movimentos rítmicos, bem como diálogos e interações ao longo das aulas revelaram-se potencializadoras da aprendizagem. A sequência de aulas permitiu construções de novos esquemas intelectuais desenvolvidos em conjunto, respeitando-se as individualidades do desenvolvimento de cada criança. A dinâmica formativa de orientação e supervisão do estágio favoreceram a reflexividade sobre usos metodológicos e ensino da dança em aulas de EF.
Palavras-chave Educação Física, Dança, Abordagem construtivista.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.