“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16274

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Larissa Santos Jacovine
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Ana Peres de Carvalho Quintao, Marina Diniz Dias, Sara Fassarella Donato, Talita Rossi Botim
Título Tecnologias educacionais para o ensino remoto no curso de medicina: produção e avaliação dos materiais didáticos.
Resumo Tema central: as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são ferramentas importantes para o ensino na educação médica. Público-alvo: estudantes do terceiro ano de medicina de uma universidade federal que cursavam as disciplinas Práticas Profissionais e Trabalho em Saúde (PPTS) entre agosto de 2021 e maio de 2022. Justificativa: o contexto da pandemia da COVID-19 implicou na necessária inovação na educação e busca de metodologias alternativas de ensino-aprendizagem, com base em TDICs. Objetivos: desenvolver e avaliar os materiais didáticos, considerados TDICs para o ensino remoto no curso de medicina. Metodologias: foram gravados vídeos sobre temas práticos, com ênfase ao treinamento de habilidades abordado nas disciplinas PPTS, que foram disponibilizados em canal do YouTube para os estudantes matriculados nas disciplinas que concordaram participar do projeto. Um questionário foi aplicado e respondido pelos participantes. O presente Projeto de Pesquisa em Ensino encontra-se aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram gravados 45 vídeos, com carga horária total de 62 minutos. Dos matriculados nas disciplinas PPTS, 67,8% aceitaram participar do projeto, cujas respostas estão sintetizadas a seguir: a) avaliação da metodologia (plataforma utilizada adequada e sem dificuldades para acessar os vídeos): 92,1% concordaram totalmente; b) avaliação do conteúdo abordado (relevante para a prática clínica, de acordo com as recomendações atuais, condizente com o abordado nas aulas das disciplinas): 95,4% concordaram totalmente; c) avaliação da qualidade dos vídeos (boa qualidade de imagem e som, didáticos e de fácil compreensão, duração adequada para apresentar os temas com qualidade): quanto à boa qualidade de imagem e som, concordaram totalmente 51% e, parcialmente, 43,1%, e, para os demais itens, concordaram totalmente 88,9%; d) avaliação da utilização de TDICs (não houve problemas no computador, celular ou tablet para acessar os vídeos, as TDICs foram importantes para o aproveitamento na disciplina): 98,0% concordaram totalmente; e) avaliação da aprendizagem adquirida e o impacto no aproveitamento da disciplina (a participação no projeto auxiliou no aumento do conhecimento sobre diferentes assuntos abordados nos vídeos, o contato com o conteúdo dos vídeos trouxe mais segurança nas avaliações práticas da disciplina, os vídeos contribuíram para um melhor desempenho na disciplina): 92,8% concordaram totalmente. A avaliação final do projeto foi relatada como excelente por 11,8% e boa por 88,2%. Conclusões: observou-se grande interesse dos estudantes em participar do projeto. Além disso, os alunos, em sua maioria, mostraram-se satisfeitos com o material confeccionado pela equipe do projeto.
Palavras-chave Tecnologia, ensino remoto, educação médica.
Forma de apresentação..... Vídeo
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