Resumo |
Introdução: Esta pesquisa se concentra em buscar respostas para a seguinte pergunta: “Quais contribuições a exploração estética dos Padrões Fractais traz ao ensino de Artes, Informática e Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, no contexto do Ensino Médio?”. Objetivos: A pesquisa busca investigar as contribuições interdisciplinares da exploração estética dos Padrões Fractais, para alunos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. O referido objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: Aprimorar as atividades em parceria com professores participantes da pesquisa, atuantes nas disciplinas de Artes, Informática e Matemática, na busca de garantir a perspectiva interdisciplinar do material elaborado; Integrar os professores participantes com a proposta da pesquisa; Explorar a criatividade dos alunos na construção de Padrões Fractais utilizando o aplicativo GeoGebra para celular; Reconhecer e investigar as propriedades do Padrões Fractais com materiais manipuláveis. Analisar de que modo estudantes do Ensino Médio utilizam o celular para realizar investigações sobre Padrões Fractais; Apreciar as formas dos Padrões Fractais, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto à análise estética; promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Informática, Arte e Matemática por meio de atividades investigativas de exploração estética dos Padrões Fractais; Contribuir para a formação cidadã crítico-reflexiva dos alunos, refletindo sobre o papel de cada indivíduo na sociedade e no mundo. Metodologia: Esta pesquisa se enquadra nesta definição, sendo a sala de aula a fonte para a coleta de dados. Nesse sentido, caracterizamos a metodologia deste trabalho como qualitativa, na qual investigaremos o processo de aprendizagem em que os alunos analisem e compreendam a estética presente nas formas geométricas dos Padrões Fractais. Para tanto, é necessário aguçar a criatividade e a criticidade com a finalidade de contribuir para a formação cidadã crítico -reflexiva de nossos alunos. Assim, por meio de uma abordagem interdisciplinar, vamos propor atividades investigativas de exploração estética dos Padrões Fractais nas disciplinas de Artes, Matemática e Informática para alunos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. Resultados: O principal resultado esperado da pesquisa é descrever e discutir as contribuições interdisciplinares da exploração estética dos Padrões Fractais por meio dos materiais manipuláveis e das tecnologias digitais. Conclusões: vislumbramos na disciplina de Artes um interessante potencial interdisciplinar para contribuir para que cada indivíduo expresse suas impressões e, ao mesmo tempo, deixe sua visão fluir e ser aguçada por algo que seja esteticamente belo, em especial com interfaces com as disciplinas Matemática e Informática. |