“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16273

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tatiana Machado Resende Guedes
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Exploração Interdisciplinar dos Padrões Fractais
Resumo Introdução: Esta pesquisa se concentra em buscar respostas para a seguinte pergunta: “Quais contribuições a exploração estética dos Padrões Fractais traz ao ensino de Artes, Informática e Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, no contexto do Ensino Médio?”. Objetivos: A pesquisa busca investigar as contribuições interdisciplinares da exploração estética dos Padrões Fractais, para alunos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. O referido objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: Aprimorar as atividades em parceria com professores participantes da pesquisa, atuantes nas disciplinas de Artes, Informática e Matemática, na busca de garantir a perspectiva interdisciplinar do material elaborado; Integrar os professores participantes com a proposta da pesquisa; Explorar a criatividade dos alunos na construção de Padrões Fractais utilizando o aplicativo GeoGebra para celular; Reconhecer e investigar as propriedades do Padrões Fractais com materiais manipuláveis. Analisar de que modo estudantes do Ensino Médio utilizam o celular para realizar investigações sobre Padrões Fractais; Apreciar as formas dos Padrões Fractais, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto à análise estética; promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Informática, Arte e Matemática por meio de atividades investigativas de exploração estética dos Padrões Fractais; Contribuir para a formação cidadã crítico-reflexiva dos alunos, refletindo sobre o papel de cada indivíduo na sociedade e no mundo. Metodologia: Esta pesquisa se enquadra nesta definição, sendo a sala de aula a fonte para a coleta de dados. Nesse sentido, caracterizamos a metodologia deste trabalho como qualitativa, na qual investigaremos o processo de aprendizagem em que os alunos analisem e compreendam a estética presente nas formas geométricas dos Padrões Fractais. Para tanto, é necessário aguçar a criatividade e a criticidade com a finalidade de contribuir para a formação cidadã crítico -reflexiva de nossos alunos. Assim, por meio de uma abordagem interdisciplinar, vamos propor atividades investigativas de exploração estética dos Padrões Fractais nas disciplinas de Artes, Matemática e Informática para alunos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé. Resultados: O principal resultado esperado da pesquisa é descrever e discutir as contribuições interdisciplinares da exploração estética dos Padrões Fractais por meio dos materiais manipuláveis e das tecnologias digitais. Conclusões: vislumbramos na disciplina de Artes um interessante potencial interdisciplinar para contribuir para que cada indivíduo expresse suas impressões e, ao mesmo tempo, deixe sua visão fluir e ser aguçada por algo que seja esteticamente belo, em especial com interfaces com as disciplinas Matemática e Informática.
Palavras-chave Celular Inteligente, Ensino Médio, Tecnologias Digitais
Forma de apresentação..... Vídeo
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