“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16272

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor RENAN DO CARMO LOPES
Orientador PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título A utilização da criatividade como alternativa de se trabalhar a matemática
Resumo Se pararmos para refletir que cada vez mais a informação está ao alcance de mais pessoas por conta do amplo acesso à internet, por exemplo, concluiremos que muitas das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho perderão relevância. Por outro lado, a capacidade de conectar assuntos e resolver problemas não deixará de ter seu lugar de destaque. Por meio de uma consulta ao dicionário vemos que Criatividade é sinônimo de inteligência nata ou adquirida para criar e inventar. Exatamente o que precisamos quando necessitamos solucionar problemas do cotidiano e do meio profissional. Esse trabalho que é resultado de uma pesquisa fomentada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC-EM), possui como objetivo principal dizer quais contribuições as habilidades interdisciplinares e extraescolares do corpo discente podem trazer ao docente de matemática. Para responder a essa questão de pesquisa, partimos da hipótese de as que as habilidades interdisciplinares e extraescolares do corpo discente irão gerar criativos e alternativos modos de se apresentar conteúdos e/ou resolução de exercícios de matemática. Assim, a partir da metodologia de pesquisa Engenharia Didática, de Michele Artigue (1988) e sob os pressupostos teóricos sobre Criatividade contidos na da obra “De onde vêm as boas ideias”, de Steven Johnson (2011), estruturamos nosso trabalho e, dando mais autonomia ao corpo discente, caminhamos em uma perspectiva de analisar as unidades de área que formam uma figura digital, com muitos ou poucos pixels. Dessa junção de conhecimentos, geométricos e computacionais, propomos, como resultado desta pesquisa, uma atividade matemática envolvendo o cálculo de áreas por meio de aproximações, similar Princípio de Exaustão proposto pelo matemático grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.). Além da citada atividade matemática envolvendo o cálculo de áreas, outras relevantes informações foram colhidas, como os obstáculos e as potencialidades encontrados quando se permite o florescimento da criatividade na sala de aula, sendo utilizada, no fim, para desenvolver novas formas de ver a matemática. Desse modo, esperamos contribuir para melhor explorar o processo criativo no âmbito matemático do Ensino Médio, que acreditamos ser pouco trabalhado, visto a própria vivência do primeiro autor no transcorrer de sua vida acadêmica.
Palavras-chave Criatividade, Geometria, Engenharia Didática
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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