“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16263

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Isabela Fernandes Batista
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros ANDRE LUIS CARVALHO MENDES, Fernanda Magalhaes de Souza Nascimento, Samuel Francisco de Souza, Sara Ferreira Oliveira Ramos
Título Desenvolvimento de Materiais Anatômicos em Impressora 3D para Aulas Práticas
Resumo Introdução: A disciplina de Anatomia Humana fornece ao aluno um conhecimento essencial para se iniciar os estudos sobre o funcionamento do corpo humano. Seu conteúdo é ofertado de maneira teórica e prática, sendo que a prática necessita de peças moles e sintéticas para elucidar o conteúdo. As peças moles, provenientes de cadáveres são bem difíceis de se conseguir e as peças sintéticas tem um custo muito elevado. A partir de aspectos conceituais, emerge o problema de pesquisa: como a tecnologia da impressão 3D pode contribuir com o ensino na saúde? Objetivo: desenvolver peças anatômicas de menor custo, a partir da impressão 3D, que estejam em carência na disciplina de Anatomia Aplicada a Enfermagem, do Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM/UFV). Metodologia: Essa pesquisa tem como metodologia a pesquisa-ação. As peças anatômicas foram desenvolvidas utilizando a impressora 3D Creality Ender 3 e a GT Max 3D, localizadas na Divisão de Saúde da UFV, com o filamento PLA, durante os meses de abril de 2022 a junho de 2022. As etapas que levaram ao desenvolvimento dos materiais foram: coleta de dados (lavantamento de ideias), modelagem a partir do Software OnShape, prototipagem, análise de qualidade, realização de ajustes, fatiamento pelo Software Ultimaker Cura, fabricação final e pintura ao adesivagem das peças. Resultados: Foram produzidas peças sintéticas de cortes do sistema nervoso periférico e do sistema linfático para o laboratório de morfologia do DEM. As peças foram entregues ao professor responsável pela disciplina para o uso nas aulas práticas, mas também para projetos de pesquisa e extensão na área. Conclusão: Muitos cenários de ensino, pesquisa e extensão dentro de uma universidade federal, carecem de subsídios e materiais de boa qualidade para serem executados da melhor maneira e a impressão 3D pode ser uma boa alternativa, sendo possível investir em inovação e desenvolver materiais de menor custo. O uso da tecnologia pode ser aliada ao processo formativo dos estudantes, para melhorar a técnica da simulação realística, aulas práticas, testes de qualidade, dentre outras ações práticas no ensino superior de enfermagem e medicina. As peças desenvolvidas contribuíram para um melhor aprendizado e desenvolvimento acadêmico, algumas peças sintéticas podem ser substituídas com a impressão 3D, melhorando o acesso e o custo, além de contribuir com o ensino e a inovação tecnológica.
Palavras-chave impressão 3D, inovação, anatomia
Forma de apresentação..... Vídeo
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