Resumo |
Introdução: A disciplina de Anatomia Humana fornece ao aluno um conhecimento essencial para se iniciar os estudos sobre o funcionamento do corpo humano. Seu conteúdo é ofertado de maneira teórica e prática, sendo que a prática necessita de peças moles e sintéticas para elucidar o conteúdo. As peças moles, provenientes de cadáveres são bem difíceis de se conseguir e as peças sintéticas tem um custo muito elevado. A partir de aspectos conceituais, emerge o problema de pesquisa: como a tecnologia da impressão 3D pode contribuir com o ensino na saúde? Objetivo: desenvolver peças anatômicas de menor custo, a partir da impressão 3D, que estejam em carência na disciplina de Anatomia Aplicada a Enfermagem, do Departamento de Enfermagem e Medicina (DEM/UFV). Metodologia: Essa pesquisa tem como metodologia a pesquisa-ação. As peças anatômicas foram desenvolvidas utilizando a impressora 3D Creality Ender 3 e a GT Max 3D, localizadas na Divisão de Saúde da UFV, com o filamento PLA, durante os meses de abril de 2022 a junho de 2022. As etapas que levaram ao desenvolvimento dos materiais foram: coleta de dados (lavantamento de ideias), modelagem a partir do Software OnShape, prototipagem, análise de qualidade, realização de ajustes, fatiamento pelo Software Ultimaker Cura, fabricação final e pintura ao adesivagem das peças. Resultados: Foram produzidas peças sintéticas de cortes do sistema nervoso periférico e do sistema linfático para o laboratório de morfologia do DEM. As peças foram entregues ao professor responsável pela disciplina para o uso nas aulas práticas, mas também para projetos de pesquisa e extensão na área. Conclusão: Muitos cenários de ensino, pesquisa e extensão dentro de uma universidade federal, carecem de subsídios e materiais de boa qualidade para serem executados da melhor maneira e a impressão 3D pode ser uma boa alternativa, sendo possível investir em inovação e desenvolver materiais de menor custo. O uso da tecnologia pode ser aliada ao processo formativo dos estudantes, para melhorar a técnica da simulação realística, aulas práticas, testes de qualidade, dentre outras ações práticas no ensino superior de enfermagem e medicina. As peças desenvolvidas contribuíram para um melhor aprendizado e desenvolvimento acadêmico, algumas peças sintéticas podem ser substituídas com a impressão 3D, melhorando o acesso e o custo, além de contribuir com o ensino e a inovação tecnológica. |