“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16249

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Helenice Maria Gomes
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Camila Gargano, Maynara Cristina de Souza Lucas
Título Educação Popular: processos formativos dialógicos e diversidades no Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e na Escola Nacional de Energia Popular
Resumo O Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais (GEFPM) desde 1989 desenvolve de modo indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão a partir das plantas medicinais. Desde 2020 o Grupo vem se construindo como Espaço de CiênciaS Intercultural. Em 2021, visando promover o diálogo mais próximo com as comunidades tradicionais, fortalecer a educação do campo e intercultural e apoiar demandas por direitos dos povos tradicionais, contribuindo com a Universidade mais inclusiva, popular, inicia a implementação do Acervo Biocultural. A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é espaço educativo dos Movimentos Sociais da microrregião de Viçosa, de formação humana integral e de divulgação de Tecnologias Sociais. O objetivo deste projeto é apoiar as ações desses espaços educativos. Por meio de metodologias participativas e populares diversas ações foram desenvolvidas. No GEFPM destacam-se: elaboração dos Roteiros Pedagógicos Interculturais para orientar visitas guiadas; reuniões mensais mediadas de construção do Acervo Biocultural com o levantamento de temáticas e demandas comunitárias visando a produção de materiais didáticos e protocolos bioculturais; construção da Instalação Artística-Pedagógica-Cultural do Acervo Biocultural; descrição da metodologia de consolidação do Acervo; grupos de estudo sobre plantas medicinais e sobre material didático intercultural; manutenção da casa sede e do quintal medicinal; organização da biblioteca; oficinas de Homeopatia e de Microrganismos Eficientes; divulgação nas redes sociais. Na ENEP destacam-se a participação e relatoria das reuniões mensais e a condução da pesquisa colaborativa sobre a Universidade Popular; criação e condução dos grupos de estudos: ENEP a nossa Universidade Popular e Homeopatia; oficina de plantas medicinais com lideranças tradicionais; e reuniões de planejamento/ações do coletivo de Terapias Naturais. As bolsistas participam semanalmente das reuniões do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia. Está prevista a realização do 2º Seminário de Saúde Popular e Agroecologia, a oficina de produção de xarope caseiro e a organização da Tenda da Cura e da Feira de Troca de Sementes durante a 13ª Troca de Saberes da UFV. O GEFPM e ENEP são espaços educativos populares e contribuem com a formação de estudantes, professores e da comunidade. A presença de povos tradicionais na Universidade é de extrema importância e urgência diante da centenária invisibilidade dos saberes, da vida e da cultura desses povos e na busca por conhecimentos que podem trazer luz à atual crise civilizacional e socioambiental. A construção da Universidade Popular a partir dos movimentos sociais e dos povos tradicionais é caminho de inclusão das diversidades, de diálogo dos saberes e de construção de projetos para a vida. As ações contribuem com a construção do conhecimento sobre as diversidades bioculturais nos espaços educativos e fortalece a educação do campo e intercultural, a pesquisa intercultural e a Universidade Popular.
Palavras-chave interculturalidade, espaço de ciências, ecologia de saberes
Forma de apresentação..... Vídeo
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