ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Helenice Maria Gomes |
Orientador |
FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE |
Outros membros |
Camila Gargano, Maynara Cristina de Souza Lucas |
Título |
Educação Popular: processos formativos dialógicos e diversidades no Acervo Biocultural do Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais e na Escola Nacional de Energia Popular |
Resumo |
O Grupo Entre Folhas-Plantas Medicinais (GEFPM) desde 1989 desenvolve de modo indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão a partir das plantas medicinais. Desde 2020 o Grupo vem se construindo como Espaço de CiênciaS Intercultural. Em 2021, visando promover o diálogo mais próximo com as comunidades tradicionais, fortalecer a educação do campo e intercultural e apoiar demandas por direitos dos povos tradicionais, contribuindo com a Universidade mais inclusiva, popular, inicia a implementação do Acervo Biocultural. A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é espaço educativo dos Movimentos Sociais da microrregião de Viçosa, de formação humana integral e de divulgação de Tecnologias Sociais. O objetivo deste projeto é apoiar as ações desses espaços educativos. Por meio de metodologias participativas e populares diversas ações foram desenvolvidas. No GEFPM destacam-se: elaboração dos Roteiros Pedagógicos Interculturais para orientar visitas guiadas; reuniões mensais mediadas de construção do Acervo Biocultural com o levantamento de temáticas e demandas comunitárias visando a produção de materiais didáticos e protocolos bioculturais; construção da Instalação Artística-Pedagógica-Cultural do Acervo Biocultural; descrição da metodologia de consolidação do Acervo; grupos de estudo sobre plantas medicinais e sobre material didático intercultural; manutenção da casa sede e do quintal medicinal; organização da biblioteca; oficinas de Homeopatia e de Microrganismos Eficientes; divulgação nas redes sociais. Na ENEP destacam-se a participação e relatoria das reuniões mensais e a condução da pesquisa colaborativa sobre a Universidade Popular; criação e condução dos grupos de estudos: ENEP a nossa Universidade Popular e Homeopatia; oficina de plantas medicinais com lideranças tradicionais; e reuniões de planejamento/ações do coletivo de Terapias Naturais. As bolsistas participam semanalmente das reuniões do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia. Está prevista a realização do 2º Seminário de Saúde Popular e Agroecologia, a oficina de produção de xarope caseiro e a organização da Tenda da Cura e da Feira de Troca de Sementes durante a 13ª Troca de Saberes da UFV. O GEFPM e ENEP são espaços educativos populares e contribuem com a formação de estudantes, professores e da comunidade. A presença de povos tradicionais na Universidade é de extrema importância e urgência diante da centenária invisibilidade dos saberes, da vida e da cultura desses povos e na busca por conhecimentos que podem trazer luz à atual crise civilizacional e socioambiental. A construção da Universidade Popular a partir dos movimentos sociais e dos povos tradicionais é caminho de inclusão das diversidades, de diálogo dos saberes e de construção de projetos para a vida. As ações contribuem com a construção do conhecimento sobre as diversidades bioculturais nos espaços educativos e fortalece a educação do campo e intercultural, a pesquisa intercultural e a Universidade Popular. |
Palavras-chave |
interculturalidade, espaço de ciências, ecologia de saberes |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |