“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16246

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Stefane Henrique da Cunha
Orientador MAGNUS LUIZ EMMENDOERFER
Outros membros Elias José Mediotte
Título Mapeamento dos atores e produtos com potenciais do Comércio Justo e Economia Criativa a partir da operacionalização das Feiras Livres de Viçosa, Minas Gerais.
Resumo As Feiras Livres são espaços de comercialização, interação e ocupação do espaço físico e vivido, contemplando diferentes produtos e maneiras de produções, e proporcionando renda para famílias agricultoras. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é entender e identificar os atores presentes nesse espaço e como ocorre a produção das mercadorias comercializados. O lócus geográfico deste estudo foram as Feiras Livres localizadas no município de Viçosa, Zona da Mata mineira, onde foram também verificadas possíveis características da Economia Criativa, setor produtivo que aborda a economia com base no capital humano e intelectual. Somado a isso, considerou-se a inovação e cultura, por meio da arte, como o artesanato, a gastronomia, ou espaços culturais e patrimônios históricos, além de detectar características do Comércio Justo. Este tem o intuito de promover respeito ao meio ambiente, garantia de que não utilização de trabalho escravo ou infantil, compromisso com a não descriminalização de gênero ou raça, empoderamento feminino e pagamento justo para os produtores, a partir de produtos certificados em sua origem. Como metodologia deste estudo, foram efetuadas pesquisas de campo, realizando entrevistas com roteiros semi-estruturados com feirantes, além de levantamentos documentais e bibliográfico. Os dados coletados foram cotejados a partir dos princípios da Economia Criativa e do Comércio Justo, assim como analisados a partir de fenômenos geográficos como a ocupação do espaço, a sua utilização e distribuição que permeiam as Feiras Livres. Por fim, os resultados alcançados até o momento, se concentram na construção do instrumento de pesquisa e discussões, com potencial de formações sobre as temáticas. Foram realizados protótipos de mapas utilizado o software de mapeamento Qgis e ferramentas de designer, o Photoshop e Illustrator, para identificar esses locais e produtores, visando melhorar a visibilidade dos produtos e produtores. Espera-se que os resultados possam potencializar aproximações com o Turismo Criativo, em que o mapeamento realizado, possa estimular o lazer e o turismo de eventos com base em feiras livres, bem como a governança de políticas e melhorias para os agricultores e residentes.
Palavras-chave Feiras Livres, Economia Criativa, Comércio Justo
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.