Resumo |
O movimento de um veículo elétrico (VE) depende de forças resistivas mecânicas, como inércia, arraste e rolamento, as quais são convertidas em potência elétrica. Elas influenciam na dinâmica dos conversores CC-CC bidirecionais, que processam energia das fontes armazenadoras para o sistema de tração elétrica. Os conversores CC-CC bidirecionais atuam ajustando o nível de tensão de saída no barramento armazenador do controlador de tração do VE, injetando altos picos de corrente para evitar sobretensões ou subtensões. As baterias, que possuem maior densidade de energia, podem perder capacidade energética de forma mais acentuada com o elevado aumento da sua temperatura interna durante um constante estresse de corrente elétrica. Ao utilizar os ultracapacitore (UCs) como fonte auxiliar, é possível reduzir esses altos esforços sobre as baterias. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é implementar dois conversores CC-CC bidirecionais para atuarem processando potência das baterias e UCs através de uma estratégia de controle com gerenciamento de energia, que utiliza controladores proporcionais e integrais com lógica droop de base sigmoidal. A estratégia de controle busca controlar os desvios de tensão do barramento provocados pela movimentação do VE, regenerando altos picos de potência elétrica nas frenagens abruptas, além de diminuir o estresse de corrente elétrica nas baterias com o auxílio dos UCs. Este trabalho utiliza ferramentas computacionais para a modelagem dos sistemas, coleta de dados elétricos e físicos, bem como aplicação do algoritmo de otimização por enxame de partículas, a fim de obter uma melhora nas respostas geradas no gerenciamento de energia. A proposta reduziu o consumo de energia de um VE fórmula SAE em mais de 10% para o sistema submetido a uma carga com muitos eventos de potência em uma pista real de Piracicaba - SP, simulada computacionalmente. O gerenciamento entre as baterias e os UCs permitiu aumentar a vida útil das baterias e o limite de recuperação de energia das frenagens, que no sistema com apenas baterias é mais baixo. |