“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia elétrica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Márcio Von Rondow Campos
Orientador JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Outros membros RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Estratégia de controle de energia em veículos elétricos
Resumo O movimento de um veículo elétrico (VE) depende de forças resistivas mecânicas, como inércia, arraste e rolamento, as quais são convertidas em potência elétrica. Elas influenciam na dinâmica dos conversores CC-CC bidirecionais, que processam energia das fontes armazenadoras para o sistema de tração elétrica. Os conversores CC-CC bidirecionais atuam ajustando o nível de tensão de saída no barramento armazenador do controlador de tração do VE, injetando altos picos de corrente para evitar sobretensões ou subtensões. As baterias, que possuem maior densidade de energia, podem perder capacidade energética de forma mais acentuada com o elevado aumento da sua temperatura interna durante um constante estresse de corrente elétrica. Ao utilizar os ultracapacitore (UCs) como fonte auxiliar, é possível reduzir esses altos esforços sobre as baterias. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é implementar dois conversores CC-CC bidirecionais para atuarem processando potência das baterias e UCs através de uma estratégia de controle com gerenciamento de energia, que utiliza controladores proporcionais e integrais com lógica droop de base sigmoidal. A estratégia de controle busca controlar os desvios de tensão do barramento provocados pela movimentação do VE, regenerando altos picos de potência elétrica nas frenagens abruptas, além de diminuir o estresse de corrente elétrica nas baterias com o auxílio dos UCs. Este trabalho utiliza ferramentas computacionais para a modelagem dos sistemas, coleta de dados elétricos e físicos, bem como aplicação do algoritmo de otimização por enxame de partículas, a fim de obter uma melhora nas respostas geradas no gerenciamento de energia. A proposta reduziu o consumo de energia de um VE fórmula SAE em mais de 10% para o sistema submetido a uma carga com muitos eventos de potência em uma pista real de Piracicaba - SP, simulada computacionalmente. O gerenciamento entre as baterias e os UCs permitiu aumentar a vida útil das baterias e o limite de recuperação de energia das frenagens, que no sistema com apenas baterias é mais baixo.
Palavras-chave Conversores CC-CC, baterias e ultracapacitores, veículos elétricos FSAE
Forma de apresentação..... Vídeo
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