“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16224

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marcos Luiz Ribeiro da Silva
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Título A Biblioteca Pública Municipal de Viçosa e o Uso da Tecnologia na Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural
Resumo Iniciado em 2018, o projeto é fruto de um contrato de prestação de serviços envolvendo o Departamento de História, a Biblioteca Central da UFV e a Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa, com recursos da chamada Lei do ICMS Cultural. Seu objetivo foi adotar medidas de conservação preventiva e organização do acervo da Biblioteca Pública Municipal de Viçosa. Participaram do mesmo, servidores técnicos, alunos do curso de graduação em História e professor coordenador, sendo executado pelo Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (LAMPEH) e Biblioteca Central da UFV.
A primeira etapa consistiu na identificação e avaliação do acervo, bem como na higienização dos livros. Durante este trabalho foram realizados alguns reparos, orientados por técnicos em restauro da BBT/UFV. Em seguida, utilizou-se o Software livre SophiA, com o emprego de sistema internacional de padronização, facilitando a descrição informacional dos exemplares. A organização dos livros foi realizada pelo número de chamada, composta pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), a tabela Cutter-Sanborn, sendo informado por último o ano de publicação da obra e o volume quando havia. O CDD é um sistema numérico que agrupa os livros que contém o mesmo assunto. A Tabela Cutter-Sanborn utiliza o sobrenome do autor seguido por três números para gerar o código que acompanha o CDD. Esses dados compuseram a ficha que foi anexada na lombada dos livros, surgindo o número de chamada, o que facilita a busca pelo usuário. Outros dados informados pelo sistema de busca digital são: autor (es), título, tradutor (es), editor, local, número de páginas e edição. A catalogação é uma atividade que oferece ao usuário as informações objetivas sobre o material que procura. Com o uso da tecnologia facilitamos e tornamos o processo rápido e preciso.
O projeto foi finalizado em 2019, com aproximadamente 10.000 obras catalogadas. Dentre estas se encontram obras clássicas da literatura nacional e internacional, que agora estão disponíveis aos usuários, em instalação criada pela Prefeitura Municipal para este fim. Trata-se, portanto, de grande trabalho de relevância para sociedade Viçosense, que há muito tempo estava privada do acesso a estes livros. Com o projeto, visamos preservar o extenso acervo e incentivar, promover e difundir o contato com a literatura para favorecer o desenvolvimento de um senso crítico valoroso para toda sociedade.
Palavras-chave Patrimônio Cultural, Conservação Preventiva, Bibliografia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.