“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Anna Clara Salomão Chaves
Orientador VALERIA PAULA RODRIGUES MINIM
Outros membros Ana Alice da Silva Xavier Costa
Título Desenvolvimento e aplicação de questionário para estudo de emoções associadas á aromas
Resumo Atualmente apenas a aceitação das características sensoriais não são mais suficientes para influenciar a escolha do consumidor e a experiência emocional passou a ser um aspecto essencial. As emoções podem ser associadas a produtos/marcas ou serem relacionadas com algum atributo sensorial que os caracteriza, especialmente o aroma. O aroma pode influenciar o comportamento do consumidor em relação ao produto ativando associações armazenadas na memória. Assim, este trabalho visou investigar a relação entre emoções e a aceitação e sua influência na familiaridade com os aromas. Nesta pesquisa, utilizou-se a elaboração de questionários usando as técnicas Check-all-that-apply (CATA) e associação de palavras, obtendo uma linguagem específica para o público alvo, sendo intuitiva, rápida e de fácil entendimento pelo consumidor. A pesquisa foi realizada remotamente, em função da pandemia da COVID-19. Levantou-se os termos emocionais por associação de palavras contando com a colaboração de 20 avaliadores, os quais avaliaram aromas de abacaxi, baunilha, canela, morango, manteiga, manjericão, rum e tangerina. Após isto, selecionou-se os termos levantados para a elaboração da ficha CATA. Por fim, aplicou-se o CATA juntamente com uma escala hedônica de nove pontos e uma escala de familiaridade de três pontos para entender a relação entre aceitação, familiaridade e emoções. Para realizar a análise, optou-se por reduzir a quantidade de aromas evitando a fadiga olfativa, selecionando os aromas mais comuns no hábito alimentar dos brasileiros, permanecendo com os aromas de baunilha, canela, morango, manjericão e tangerina. Nesta etapa 80 voluntários realizaram a avaliação dos aromas. Como resultado da associação de palavras foram obtidas 714 palavras e por meio de triangulação selecionaram-se 24 termos, sendo 11 positivos, 11 negativos e 2 neutros e estes termos foram utilizados na elaboração da ficha CATA. Pode-se observar que os aromas de morango e baunilha possuíram maior aceitação, foram associados a emoções positivas e eram mais familiares. Por outro lado, o manjericão foi rejeitado, relacionado a emoções negativas e com pouca familiaridade. Os aromas de canela e tangerina obtiveram respostas emocionais positivas, porém com escores hedônicos inferiores a baunilha e morango. Conclui-se que a falta de familiaridade pode fazer com que o estímulo seja irrelevante, não provocando qualquer tipo de emoção, podendo afetar a aceitação de aromas. Portanto, o grau de familiaridade e a aceitação devem ser levados em conta para uma melhor compreensão da resposta emocional aos aromas.
Palavras-chave aromas, consumidores, emoções
Forma de apresentação..... Vídeo
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