“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16219

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Instituto de Ciências Agrárias - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Erick Alcides Amaral Rocha
Orientador FLAVIO LEMES FERNANDES
Outros membros Gabriel Buso Borges Botrel, Mariana Martins Fernandes Oliveira, Monique Fróis Malaquias, Ronald Machado Silva
Título Comportamento de bicho mineiro (Leucoptera coffeella) sob efeito de diferentes inseticidas e fungicidas em Coffea arabica L.
Resumo O bicho-mineiro-do-cafeeiro Leucoptera coffeella (Guérin-Méneville & Perrottet, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae) é considerado a principal praga da cultura. Este microlepdóptero monófago que provoca minas em folhas de café, onde suas lagartas se alimentam do mesofilo foliar, ocasionando uma redução de área fotossintética e em alta pressão pode causar desfolhas, reduzindo significativamente o potencial produtivo da lavoura. Sua alta taxa de reprodução e ciclo de vida curto, podendo chegar à 14,1 dias em condições climáticas adequadas, completando vários ciclos de vida por ano, o que contribuí para o seu pioneirismo como praga do café. Seu principal controle ainda se dá por meio do controle biológico e químico, sendo este o principal. O manejo inadequado e o uso de repetido do mesmo ingrediente ativo tem dificultado cada vez mais o controle, selecionando indivíduos resistentes e causando desbalanço no equilíbrio ecológico, afetando também a presença de inimigos naturais. Para um posicionamento adequado e um controle eficiente, é necessário conhecer a biologia do inseto e seu comportamento quando submetido ao manejo da cultura. Se tem poucos estudos sobre a preferência de oviposição deste inseto, que é um importante ponto a ser levado em consideração para se posicionar um manejo adequado. É de conhecimento da literatura que os insetos em geral têm preferência ou não por ovipositar em algumas plantas, isso se dá por sua atração visual, sensorial e olfativa. Acredita-se que a presença de determinadas moléculas de inseticidas e fungicidas nas plantas podem repelir ou atrair este inseto para fazer sua oviposição, logo este trabalho objetivou avaliar se é possível afirmar esta indagação a fim de posicionar um manejo adequado. Os resultados foram satisfatórios e comprovaram que a presença de alguns inseticidas e fungicidas podem repelir estes insetos. Com isso é possível elaborar um planejamento de manejo e posicionamento de inseticidas e fungicidas com a finalidade de reduzir a taxa de oviposição e repelir os insetos de bicho mineiro da área.
Palavras-chave Café, praga, minador
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.