“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16207

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Larissa Martins Fonseca
Orientador ANTONIO CARLOS BRUNOZI JUNIOR
Título Legibilidade dos relatos integrados de empresas brasileiras participantes do projeto piloto
Resumo O objetivo do Relato Integrado (RI) é apresentar, em conjunto, informações relevantes financeiras e não financeiras da entidade, gerando valor em longo prazo. Nesse sentido, para que as informações sejam compreendidas pelos usuários, os relatórios devem ser claros e precisos, em textos fluídos e coesos. A legibilidade auxilia a medir a complexibilidade dos textos dos RI’s. Portanto, quanto maior o grau de legibilidade dos relatórios, melhor é a compreensão dos usuários da informação. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o grau de legibilidade dos Relatos Integrados mais recentes divulgados pelas doze empresas brasileiras participantes do projeto piloto. Para tanto, em aspectos metodológicos, os RI’s foram recolhidos em formato de PDF e, posteriormente, transformados para o formato de texto (.txt). A amostra foi de 10 empresas, sendo AES Brasil, BNDES, BRF S.A., CCR S.A, CPFL Energia, Grupo segurador Banco do Brasil e MAPFRE, Itaú Unibanco, Natura, Petrobras S.A e Votorantim. O sítio eletrônico utilizado foi o Análise de Legibilidade Textual (ALT), que mensura a legibilidade dos textos por meio do Índice de Facilidade de Leitura Flesch. Nos resultados, a priori, houve a percepção de que os RI´s analisados seguem a estrutura mínima recomendada pelos órgãos internacionais e pela OCPC 09. Os documentos também esteticamente são esclarecedores e possuem qualidade visual. Quanto ao grau de legibilidade dos relatos estudados, indicou-se que a leitura (entendimento) deles varia de razoavelmente difícil (índice mais alto) para difícil (índice mais baixo), exigindo pelo menos o ensino médio incompleto dos leitores segundo prediz o Índice de Flesch. A média do Índice foi de 41,37 (com a indicação média de facilidade de compreensão difícil, exigindo ensino médio completo ou graduando), sendo o maior valor de 60,5 e o menor de 31,5. Esses achados são incongruentes às previsões quando da criação do RI. A ideia era que eles fossem mais transparentes e completos quanto às atividades das empresas, não se atendo somente às informações da Contabilidade ou das GAAP. Porém, menciona-se que a legibilidade pode vir a melhorar visto que o RI ainda está sendo incorporado no Brasil e está em um estágio gradual de adoção. Além disso, tanto o IASB ou o FASB parecem apoiar essa iniciativa, culminando na criação de documentos sobre o RI. No Brasil, houve a emissão da OCPC 09 em 2020.
Palavras-chave Relato Integrado, Informações Contábeis, Empresas Projeto Piloto.
Forma de apresentação..... Vídeo
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