“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16198

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor José Gabriel Barbosa Lopes
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Bruno Henrique Américo, MARCIO GOMES DA SILVA, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Escola Nacional de Energia Popular (ENEP): a força do povo organizado rumo à construção da Universidade Popular.
Resumo A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma escola popular de formação de trabalhadoras/es do campo e da cidade, que se fundamenta no trabalho socializado como princípio educativo, bem como em princípios da Educação Popular. Desenvolve tecnologias populares e processos formativos com temas diversos, que visam elevar o nível de conhecimento e de autonomia da classe trabalhadora, fortalecer a unidade e contribuir para a construção de um novo projeto de sociedade. Desde a sua criação em 2015, a ENEP tem como proposta se tornar Universidade Popular. Diante dessa proposta, este trabalho surge com o objetivo de analisar coletivamente as experiências educativas desenvolvidas pelo povo organizado na ENEP reconhecendo os elementos político-pedagógicos centrais na construção da proposta de Universidade Popular, identificando o caminho para sua efetivação. Trata-se de pesquisa colaborativa realizada com o protagonismo dos sujeitos da escola, envolvendo a análise da sua trajetória de formação popular e a sistematização dos seus fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva de construção da Universidade Popular. Para o desenvolvimento deste estudo, de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, que envolveram a síntese de estudos realizados sobre a trajetória de formação popular da ENEP e sobre experiências de formação de movimentos sociais e escolas populares, buscando compreender o que envolve o processo de formação de uma Universidade Popular. Realizamos entrevistas em grupo e Círculos Epistemológicos, a fim de identificar conteúdos e métodos de ensino e levantar informações que possam ajudar na análise e sistematização da concepção da ENEP sobre Universidade Popular, bem como na estruturação do seu projeto político-pedagógico e do seu programa de formação. Destaca-se que a importância das experiências de educação popular da ENEP para a formação permanente de professoras/es de Ciências da Natureza está no fato de possibilitar o desenvolvimento de competências docentes que geralmente não são estimuladas por disciplinas e matrizes curriculares na educação superior, tais como: práticas de ensino fundamentadas na transdisciplinaridade, na interculturalidade e na visão sistêmica da natureza. De acordo com os princípios da ENEP, a Universidade Popular deve caracterizar-se pela diversidade de saberes e práticas culturais e ter como fundamento a racionalidade contra hegemônica, que vise a emancipação e humanização dos sujeitos. Quanto ao seu programa de formação, deve ter como fundamento os saberes das classes populares e os princípios da Educação Popular, para a promoção de um projeto político-pedagógico que contemple as reais necessidades do povo e fortaleça a construção de uma nova ordem social.
Palavras-chave Universidade Popular, Educação Popular, Movimentos Sociais.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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