Resumo |
A Escola Nacional de Energia Popular (ENEP) é uma escola popular de formação de trabalhadoras/es do campo e da cidade, que se fundamenta no trabalho socializado como princípio educativo, bem como em princípios da Educação Popular. Desenvolve tecnologias populares e processos formativos com temas diversos, que visam elevar o nível de conhecimento e de autonomia da classe trabalhadora, fortalecer a unidade e contribuir para a construção de um novo projeto de sociedade. Desde a sua criação em 2015, a ENEP tem como proposta se tornar Universidade Popular. Diante dessa proposta, este trabalho surge com o objetivo de analisar coletivamente as experiências educativas desenvolvidas pelo povo organizado na ENEP reconhecendo os elementos político-pedagógicos centrais na construção da proposta de Universidade Popular, identificando o caminho para sua efetivação. Trata-se de pesquisa colaborativa realizada com o protagonismo dos sujeitos da escola, envolvendo a análise da sua trajetória de formação popular e a sistematização dos seus fundamentos teórico-metodológicos na perspectiva de construção da Universidade Popular. Para o desenvolvimento deste estudo, de abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, que envolveram a síntese de estudos realizados sobre a trajetória de formação popular da ENEP e sobre experiências de formação de movimentos sociais e escolas populares, buscando compreender o que envolve o processo de formação de uma Universidade Popular. Realizamos entrevistas em grupo e Círculos Epistemológicos, a fim de identificar conteúdos e métodos de ensino e levantar informações que possam ajudar na análise e sistematização da concepção da ENEP sobre Universidade Popular, bem como na estruturação do seu projeto político-pedagógico e do seu programa de formação. Destaca-se que a importância das experiências de educação popular da ENEP para a formação permanente de professoras/es de Ciências da Natureza está no fato de possibilitar o desenvolvimento de competências docentes que geralmente não são estimuladas por disciplinas e matrizes curriculares na educação superior, tais como: práticas de ensino fundamentadas na transdisciplinaridade, na interculturalidade e na visão sistêmica da natureza. De acordo com os princípios da ENEP, a Universidade Popular deve caracterizar-se pela diversidade de saberes e práticas culturais e ter como fundamento a racionalidade contra hegemônica, que vise a emancipação e humanização dos sujeitos. Quanto ao seu programa de formação, deve ter como fundamento os saberes das classes populares e os princípios da Educação Popular, para a promoção de um projeto político-pedagógico que contemple as reais necessidades do povo e fortaleça a construção de uma nova ordem social. |