“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16197

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia doméstica
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Claudia Alexandre de Freitas Oliveira
Orientador LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS
Título As relações familiares entre pais e adolescentes com TDAH e as influências para a construção do projeto de vida do filho
Resumo Atualmente, observa-se um crescente número de casos de crianças com TDAH e vários estudos sobre essa temática. Sabe-se que este tipo de transtorno pode causar, na criança ou no adolescente, comportamentos inadequados em vários contextos, sendo estes no ambiente familiar, escolar e social e, assim, exige dos pais maior atenção na educação durante todo desenvolvimento do filho. As relações familiares podem influenciar a relação entre pais e o adolescente com o transtorno. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como se estabelecem as relações familiares entre pais e adolescentes com TDAH, e identificar quais as práticas educativas são utilizadas no dia a dia e como auxiliam o filho na elaboração do seu projeto de vida. Os objetivos específicos estão pautados em, analisar como as relações familiares entre os pais e adolescente com TDAH são estabelecidas; conhecer as estratégias utilizadas pelos pais em suas práticas educativas nas relações diárias com o adolescente; identificar os aspectos positivos e negativos das práticas adotadas para a construção do projeto de vida do filho com TDAH. A presente pesquisa terá abordagem metodológica qualitativa, exploratória e descritiva, com a realização de estudo de casos múltiplos. Os participantes desta pesquisa serão adolescentes com diagnóstico médico do TDAH, na faixa etária dos 14 a 16 anos, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública, situada na cidade de Ubá – MG. Os pais ou responsáveis pelos adolescentes também serão entrevistados. Para a análise dos dados obtidos na pesquisa a análise de conteúdo. Resultados: a pesquisa está na fase inicial. Foi realizada a revisão bibliográfica que apontou resultados importantes sobre a problemática e proporcionou levantar duas perspectivas. Na primeira, os resultados apresentados mostram que as relações e o ambiente familiar podem trazer influências e impactar no comportamento da criança com TDAH. Há, ainda, estudos que apontam fatores ambientais como brigas entre o casal, separação dos pais, psicopatologia materna, violência entre os pais, etilismo materno, altos níveis de conflitos familiares, falta de coesão familiar, classe social baixa e baixo nível de escolaridade, podem ampliar ou intensificar os sintomas do TDAH na criança ou no adolescente. Na segunda perspectiva, os resultados esclarecem que as famílias que possuem filhos com TDAH arcam com um alto custo financeiro com medicamentos, aulas particulares, terapias entre outros. As influências dos sintomas do TDAH afetam, ainda, a vida escolar e, com frequência, crianças e adolescentes sofrem apresentam dificuldades no seu aprendizado e com risco de reprovação devido ao baixo rendimento escolar mesmo apresentando habilidades intelectuais dentro da média. Os estudos sobre a temática não foram totalmente esgotados nesta pesquisa, sendo relevante que outros possam contribuir com as discussões sobre o tema.
Palavras-chave Família, TDAH, Relações familiares
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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