Resumo |
O presente trabalho discorre sobre uma investigação realizada com gestores escolares de Escolas de Ensino Médio da cidade de Viçosa-MG. A referida pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Viçosa e após aprovação, os gestores foram convidados via e-mail para participar de uma entrevista semiestruturada que tinha como objetivo compreender a percepção desses gestores sobre o conceito de tecnologia amplamente debatido em tempos pandêmicos. Ainda, ancorado em uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2004), os gestores de 12 escolas de Ensino Médio aceitaram voluntariamente a participar da referida investigação, sendo 6 profissionais de escolas públicas estaduais, cinco de escolas particulares e uma de escola pública federal. Compreende-se nesta pesquisa gestor escolar, o diretor pedagógico ou alguém designado por ele para participar desta pesquisa. Desse modo, em algumas instituições participaram o vice-diretor ou supervisor, ambos membros da equipe gestora de uma escola, o que não prejudicou na análise dos dados. Após a análise das narrativas coletadas, os dados apontam para uma incompreensão do conceito de tecnologia sendo reduzido as ferramentas digitais. Isso propiciou para o fato de que em muitas práticas pedagógicas, as ferramentas fossem utilizadas de forma massiva e acrítica perpetuando as práticas tradicionais e conteudistas presentes em múltiplos contextos educativos. As percepções dos gestores das escolas particulares se somam as das escolas públicas estaduais e Federal. Entretanto, a gama de ferramentas digitais desenvolvidas nas escolas particulares e pública federal foram maiores, sobretudo pelas camadas sociais dos públicos que atendem. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma formação continuada crítica e que envolva o conceito de Tecnologia em sua essência, abarcando aspectos epistemológicos, históricos e filosóficos essenciais para compreender as múltiplas mudanças que perpassam pela sociedade. Logo, a investigação aponta para a necessidade de implementar ações pedagógicas com os gestores escolares sobre as Tecnologias, dentre elas as digitais, de modo que, tais profissionais possam conduzir ações nos contextos educativos que gerem em prol de uma educação que pensa as questões que afetam a educação com criticidade e compromisso social. |