Resumo |
O presente texto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e partindo do entendimento do lazer como dimensão da cultura e um dos direitos constitucionais básicos previstos na constituição, há o entendimento que sua inserção nos espaços escolares pode configurar em ricos processos formativos capazes de contribuir na formação humana e cidadã dos estudantes. Assim, a presente pesquisa faz um convite ao debate sobre o Lazer e se propõe discuti-lo no âmbito da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essa investigação foi realizada em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais na região metropolitana de Belo Horizonte/MG/Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de lazer dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A pesquisa de natureza qualitativa se caracteriza pela junção de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os instrumentos selecionados na coleta dos dados foram à observação participante que permitiu a imersão do pesquisador no contexto de investigação e levantar pontos relevantes para o estudo que deram base junto ao levantamento bibliográfico para construir e aprofundar questões através do outro instrumento utilizado, o questionário. Ele conteve 14 questões sendo aplicado aos alunos do 1° ano dos cursos técnicos integrados (Automação, Mecânica e Química). Após a coleta dos dados eles foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados nos permitiram caracterizar a instituição como espaço de ensino voltado para instrução dos conhecimentos técnicos/científicos, estes, necessários para inserção dos discentes ao mundo do trabalho. Os estudantes possuem uma jornada diária extensa, em torno de 10 horas e 30 minutos na instituição escolar com média de 3 horas disponíveis (sem aula) para outras vivências e necessidades. Há uma média de 16 disciplinas na grade curricular dos cursos e uma alta demanda de atividades acadêmicas extraclasse gerando tensões e implicações na utilização do tempo disponível, entre o comprimento das atividades acadêmicas e o desejo de realizar outras atividades para além dos estudos, como alimentação e práticas de lazer. O lazer é concebido pelos estudantes como a busca pelo prazer, divertimento e descanso. Assim, concluímos que essas concepções são produzidas a partir do entendimento da compensação, brechas e desobrigações das rotinas de estudo e elas tangenciam características funcionalistas, as quais não são de fato negativas. Porém, essa lógica não deve ser exclusivamente norteadora das práticas, sendo necessário que a compreensão de lazer tangencie a função social de produção cultural e espaço de convivências das culturas. |