“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16191

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Diego de Deus Moura
Orientador MARCILIA DE SOUSA SILVA
Título As concepções de lazer dos estudantes de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Resumo O presente texto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal e partindo do entendimento do lazer como dimensão da cultura e um dos direitos constitucionais básicos previstos na constituição, há o entendimento que sua inserção nos espaços escolares pode configurar em ricos processos formativos capazes de contribuir na formação humana e cidadã dos estudantes. Assim, a presente pesquisa faz um convite ao debate sobre o Lazer e se propõe discuti-lo no âmbito da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essa investigação foi realizada em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais na região metropolitana de Belo Horizonte/MG/Brasil, com o objetivo de compreender as concepções de lazer dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A pesquisa de natureza qualitativa se caracteriza pela junção de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os instrumentos selecionados na coleta dos dados foram à observação participante que permitiu a imersão do pesquisador no contexto de investigação e levantar pontos relevantes para o estudo que deram base junto ao levantamento bibliográfico para construir e aprofundar questões através do outro instrumento utilizado, o questionário. Ele conteve 14 questões sendo aplicado aos alunos do 1° ano dos cursos técnicos integrados (Automação, Mecânica e Química). Após a coleta dos dados eles foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados nos permitiram caracterizar a instituição como espaço de ensino voltado para instrução dos conhecimentos técnicos/científicos, estes, necessários para inserção dos discentes ao mundo do trabalho. Os estudantes possuem uma jornada diária extensa, em torno de 10 horas e 30 minutos na instituição escolar com média de 3 horas disponíveis (sem aula) para outras vivências e necessidades. Há uma média de 16 disciplinas na grade curricular dos cursos e uma alta demanda de atividades acadêmicas extraclasse gerando tensões e implicações na utilização do tempo disponível, entre o comprimento das atividades acadêmicas e o desejo de realizar outras atividades para além dos estudos, como alimentação e práticas de lazer. O lazer é concebido pelos estudantes como a busca pelo prazer, divertimento e descanso. Assim, concluímos que essas concepções são produzidas a partir do entendimento da compensação, brechas e desobrigações das rotinas de estudo e elas tangenciam características funcionalistas, as quais não são de fato negativas. Porém, essa lógica não deve ser exclusivamente norteadora das práticas, sendo necessário que a compreensão de lazer tangencie a função social de produção cultural e espaço de convivências das culturas.
Palavras-chave Concepções de Lazer, Instituto Federal, Escola
Forma de apresentação..... Vídeo
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